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Sine de Uberlândia retoma atendimentos após acordo entre Sedese e prefeitura

O processo de municipalização do Sine (Sistema Nacional de Emprego) de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, foi concluído com sucesso no último fim de semana. O acordo entre a prefeitura e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) possibilitou que o município preste serviços mais eficientes ao cidadão, uma vez que as demandas são atendidas de acordo com a necessidade de cada região.

Com a finalização do processo, a unidade voltará a realizar atendimentos à população a partir de segunda-feira (24/8), em novo endereço: Rua São Francisco de Assis, 1070. Os atendimentos serão realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e vão seguir recomendações de distanciamento e outras medidas sanitárias como forma de prevenção à Covid-19. A expectativa é que sejam realizados cerca de 250 atendimentos por dia, beneficiando aproximadamente 5 mil pessoas por mês. Os serviços prestados não foram alterados e a unidade prestará serviços de auxílio ao trabalhador, como orientação profissional, requisição de Carteira de Trabalho e seguro-desemprego, dentre outros.

O acordo assinado entre a Sedese e o município estabelece que a estruturação da nova sede será de responsabilidade municipal, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth). De acordo com o município, 12 servidores já estão contratados para atuar na unidade.

Outros serviços, como intermediação de mão de obra, continuam disponíveis em ambiente virtual, através do aplicativo SINE FÁCIL e pelo portal EMPREGA BRASIL.

Sedese reforça importância do SIPIA em live para conselheiros tutelares

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos do Governo Federal, realiza na terça-feira (25/8) um evento on-line direcionado aos conselheiros tutelares do Estado, com o objetivo de reforçar a importância do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (SIPIA), além de capacitar os profissionais para utilização da ferramenta.

O evento “Introdução ao SIPIA” será dividido em dois momentos: primeiramente, o encontro virtual vai promover uma contextualização junto aos conselheiros para ressaltar a importância do sistema no dia a dia dos profissionais, além da melhoria das políticas públicas de proteção à criança e ao adolescente. Na segunda parte da live, os conselheiros participarão de uma aula com Antônio Cláudio Lima da Silva, Coordenador Técnico Nacional do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, que atua como parceiro da Coordenadoria de Política para Criança e Adolescente (Cepcad) na implantação e monitoramento diário do SIPIA em Minas Gerais. A capacitação será com explicações detalhadas sobre os módulos iniciais do sistema.

Diante do cenário da pandemia de Covid-19, os projetos de capacitação presenciais tiveram que ser temporariamente suspensos. A intenção da Cepcad é que, por meio do vídeo, da aula e das demais atividades realizadas, Minas Gerais aumente a integração da rede via SIPIA e, assim, tenha melhor desempenho na proteção dos direitos da criança e do adolescente.

Para melhor aproveitamento da aula, a Cepcad aconselha que todos os Conselheiros Tutelares façam seu cadastro prévio na plataforma SIPIA. Para auxiliá-los, a coordenadoria produziu um vídeo, com o passo a passo para solicitação deste acesso.

O evento será transmitido ao vivo no canal da Sedese no YouTube, e também no portal SER-DH. Os participantes que fizerem inscrição através deste link e preencherem a lista de presença receberão certificado de participação.

Inscrições abertas para minicurso de direitos humanos e temáticas especiais

Estão abertas as inscrições para o minicurso de Direitos Humanos e Temáticas Especais ofertado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), na modalidade a distância, por meio do Programa Escola de Formação em Direitos Humanos (EFDH). As inscrições vão até o dia 27 de agosto ou até o preenchimento das duas mil vagas e devem ser feitas no Portal Ser-DH.

O curso tem o objetivo de oferecer formação em temáticas relevantes aos direitos humanos que ainda não haviam sido abordadas na modalidade a distância pela Escola. Além disso, visa também promover e consolidar a Política de Educação em Direitos Humanos em Minas Gerais, contribuindo para a formação dos profissionais e estudantes que atuam, transversalmente, na promoção e proteção dos direitos humanos. Podem se inscrever na capacitação agentes públicos estaduais e municipais, estudantes universitários e membros da sociedade civil.

Serão abordados os seguintes temas: Introdução aos Direitos Humanos; Educação em Direitos Humanos; Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas; Diversidade Religiosa; Direitos do Migrantes, Refugiados e Apátridas, além de um módulo trazendo a relevância da participação social para o desenvolvimento das políticas públicas de direitos humanos, abordando e apresentando aos participantes a atuação dos Comitês das respectivas pautas.

Para finalizar a formação e ter acesso ao certificado, o cursista deverá perfazer todo o percurso formativo além de obter a média de 60% de aproveitamento no questionário avaliativo final.

Inscrições: https://serdh.mg.gov.br/inscricao
Código da Capacitação: SEDESE539
Data início: 31/8/2020 (via plataforma Moodle).
Carga horária: 20 horas
Duração: 2 meses

Sedese e Sebrae promovem segunda edição de capacitação on-line para empreendimentos solidários

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e o Sebrae iniciam, na próxima quinta-feira (20/8), uma nova etapa do projeto “Fomento a Comercialização por Meios Digitais”. Direcionado aos empreendimentos da economia popular solidária de todo o estado, a ação tem o objetivo de capacitar os trabalhadores do segmento para atuarem com vendas no ambiente digital.

O projeto será segmentado em 3 etapas. Cada uma delas é composta por dois webinars - realizados em plataformas virtuais utilizadas pelo Sebrae - e trilha de conteúdos automatizados, como cartilhas e vídeos, que serão disponibilizados aos participantes. As etapas foram segmentadas em temas diferentes, que buscam ajudar os empreendimentos solidários na manutenção dos negócios durante o período de enfrentamento à pandemia de Covid-19, que abalou as atividades econômicas em todo o país. A iniciativa pretende atingir mais de 70 mil pessoas, que estão envolvidas com 2.775 empreendimentos econômicos solidários registrados atualmente.

De acordo com Marcel Cardoso, superintendente de Gestão e Fomento ao Trabalho e a Economia Popular Solidária da Sedese, a iniciativa atua como assessoramento, e é uma forma de inclusão àqueles que foram mais afetados com o isolamento social. “No aspecto econômico, o público mais atingido era o que já estava fora do mercado de trabalho formal, como aqueles que dependem das feiras. Os webinars e o conteúdo digital vêm realmente para assessorar essas pessoas, esperamos que essa ação possa auxiliar na geração de renda para que esses empreendedores tenham mais possibilidades e habilidades para garantir o sustento próprio e de suas famílias durante e após esse período, porque o conhecimento adquirido poderá ser utilizado mesmo quando as atividades presenciais retornarem à normalidade”, explica.

Avaliação positiva

A segunda rodada de capacitações online acontece após o retorno positivo recebido pela Sedese na fase inicial do projeto. Na época, a capacitação foi direcionada aos empreendimentos da região metropolitana de Belo Horizonte. A partir de uma pesquisa com esses grupos, chegou-se à conclusão da necessidade de um nivelamento de conhecimento, com conteúdo sobre marketing digital e sobre a gestão do negócio em si. 170 pessoas ligadas aos empreendimentos participaram de duas formações on-line no formato de webinar, e os grupos tiveram acesso à 5 vídeos didáticos, voltados para utilização comercial de plataformas digitais, como redes sociais e Google.

Faça a sua inscrição na nova etapa do projeto “Fomento a Comercialização por Meios Digitais”

Sedese divulga orientações sobre atendimento à população em situação de rua

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), considerando a permanência do contexto de pandemia do Coronavírus, elaborou a Recomendação Conjunta SEDESE-SUBAS/SUBDH N.01/2020, com a finalidade de orientar e recomendar aos municípios a manutenção da população em situação de rua, nas unidades de acolhimento institucional, enquanto perdurar essa situação.

O documento contém orientações que visam fortalecer práticas de enfrentamento aos impactos causados pela pandemia, com vistas a proteger e amenizar os efeitos da doença frente a vulnerabilidade social e de saúde da população em situação de rua.

O acesso às unidades de acolhimento é importante para assegurar proteção a este público, e deve ser acompanhado de medidas e procedimentos que possam diminuir os riscos relativos à aglomeração e ao fluxo diário de entrada e saída de pessoas nas unidades de acolhimento, incluindo os próprios usuários e os profissionais.

A Recomendação, fruto de discussões realizadas pelas Subsecretarias de Assistência Social e de Direitos Humanos e pelo Comitê POP RUA, visa garantir a proteção à vida e à saúde desse público que se encontra em situação de extrema vulnerabilidade social, bem como, mitigar as possibilidades de proliferação do vírus.

 

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