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Sedese incentiva e apoia participação de mineiros em evento sobre os impactos econômicos provocados pelo Coronavírus

 

Frente aos novos impactos econômicos provocados pela pandemia de COVID-19, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) lançou um desafio público convidando brasileiros das mais diversas áreas para desenvolver soluções tecnológicas que contribuam para a recolocação profissional, capacitação e empreendedorismo nesse contexto.

O evento “Desafio ENAP Coronathon – Enfrentando os impactos econômicos” é um hackathon totalmente on-line, realizado em parceria com a Microsoft Brasil, que acontecerá de 10 a 14 de junho, a partir das seguintes etapas:

 

  1. Formação das equipes disciplinares;
  2. Imersão – Identificação e conhecimento do problema;
  3. Geração de ideias;
  4. Prototipação – transformação das ideias em algo concreto;
  5. Solução final para o desafio.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, por meio da Subsecretaria de Trabalho e Emprego, participou da idealização do Coronathon e vai atuar na composição da mentoria do evento, com orientação aos participantes no desenvolvimento das melhores soluções e esclarecendo de dúvidas.

Os participantes se dedicarão a discutir sobre o seguinte desafio: "Como podemos oferecer a melhor orientação profissional aos trabalhadores para a ocupação de vagas de emprego e para o empreendedorismo?"

A expectativa da ENAP, a partir da proposta trazida pela Secretaria de Políticas Públicas de Emprego do Ministério da Economia, é gerar ideias, conhecimentos e soluções que ajudem a melhorar as condições de geração de emprego e renda, a partir de iniciativas de análises de dados.

As inscrições para participar do hackathon poderão ser feitas até às 17h do dia 10 de junho, por meio do site da ENAP ( clique aqui ), onde também está disponível o regulamento para participar do evento.

No dia 17 de junho, serão divulgadas as soluções selecionadas que receberão uma premiação de até R$8 mil.

Sedese divulga calendário das etapas do processo seletivo simplificado

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) divulga as datas previstas do processo seletivo referente ao Edital Sedese nº 01/2020 e Errata Edital Sedese Nº 01/2020 Retificação Nº 01 para contratação temporária de 18 Analistas de Gestão e Políticas Públicas em Desenvolvimento.

As etapas estão previstas no edital mencionado acima e poderá haver alteração no calendário, após a finalização da fase de habilitação, visto que esta etapa, indicará o número de candidatos que participarão das entrevistas.

Importante ressaltar que compete ao candidato o acompanhamento de todos os atos, informações e divulgações relativas a este Processo Seletivo Público Simplificado pelo site da Sedese (www.social.mg.gov.br).

A fase de habilitação está sendo realizada a partir das 707 inscrições concluídas no período regimental.

Confira o calendário:

1. Análise de habilitação e curricular (1a e 2a etapas): até 23/6/20
2. Divulgação de resultados da 1a e 2a etapas: 24/6/20
3. Interposição de Recursos da 1a e 2a etapas: 25 e 26/6/20
4. Análise de recursos 1a e 2a etapas: 29 e 30/6/20
5. Resultado definitivo 1a e 2a etapa e marcação de entrevistas (3a etapa): 1/7/20
6. Realização de entrevistas: 6, 7, 8, 9, 10, 13, 14 e 15/7/20
7. Divulgação de resultado final: 17/7/20
8. Prazo de recursos da 3a etapa: 20 e 21/7/20
9. Resultado final pós recurso: 23/7/20

Sedese inclui recurso para audiodescrição em posts de redes sociais

A partir desta quinta-feira (4/6), as publicações em perfis de redes sociais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) ganharão um novo recurso. A hashtag “#PraCegoVer” será utilizada nos posts, com o objetivo de promover a acessibilidade para pessoas com deficiência visual que utilizam as plataformas digitais.

A iniciativa possibilita que pessoas que utilizem audiodescrição - funcionalidade que transforma textos em áudios - possam entender o contexto e ambientação da imagem presente no post. Com a descrição da imagem, o smartphone ou computador transformará o conteúdo em mídia sonora, possibilitando a compreensão e ambientação das cenas presentes no post. A hashtag #PraCegoVer já é utilizada por diversos órgãos e marcas brasileiras.

Segundo a secretária Elizabeth Jucá, a iniciativa reforça o papel da Sedese na atuação inclusiva. “As redes sociais são ferramentas de comunicação essenciais nos dias de hoje, e nós usamos diariamente para dialogar com a população. Não podemos esquecer que os deficientes visuais são usuários ativos dessas plataformas. Esse é um recurso fácil de fazer e de grande ajuda para quem precisa”, afirma.

Criada em 2012 pela professora baiana Patrícia Braille, a ideia de usar a tag surgiu diante da necessidade dela de se comunicar com seus alunos com cegueira total e parcial através das redes sociais. Diante da impossibilidade dos alunos compreenderem as imagens, passou a descrever o conteúdo nas publicações, e incentivou marcas, órgãos governamentais e usuários a adotarem a hashtag.

O recurso será utilizado nos perfis oficiais da Sedese no Facebook, Twitter e também no Instagram.

Minas adere ao Juventude Empreendedora, programa gratuito de incentivo ao empreendedorismo

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), aderiu ao programa Juventude Empreendedora, iniciativa que oferece cursos de capacitação gratuitos de empreendedorismo, voltados para o público jovem. A ideia é capacitar jovens entre 17 e 29 anos para que tirem suas ideias de negócios do papel e abram suas próprias empresas. A capacitação será entre os dias 15 e 19 de junho, com aulas on-line, e tem a abordagem focada em jovens que precisam abrir um negócio para ter renda própria, além dos micro e pequenos empreendedores que enfrentam dificuldades para manter suas empresas funcionando em meio à pandemia.

O projeto foi idealizado pelo Fórum da Juventude da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e realizado pelo Conselho Nacional da Juventude do Brasil em parceria com a Agência Besouro de Fomento Social. As aulas on-line utilizam uma metodologia que ensina a transformar ideias em negócios que gerem renda, com baixo custo, em 11 etapas. Dentre os assuntos estão finanças, comunicação on-line e off-line e gestão de pessoas.

Para o coordenador de Políticas para a Juventude da Sedese, Tomaz Moreira, o programa amplia os horizontes dos jovens que estão em busca de emprego. “O público jovem tem uma grande dificuldade de se inserir no mercado de trabalho, eles têm uma taxa de desemprego que às vezes é o dobro da população geral. A chegada deste curso mostra para os jovens que existem outras oportunidades, outras formas de gerar renda. E tem a vantagem de que a metodologia utiliza o saber de cada um para desenvolver negócios com baixo ou zero investimento, o que poderia ser um obstáculo para grande parte dos jovens”, afirma.

O método do programa já foi aplicado em 12 países, com mais de 12 mil alunos capacitados, 4 mil negócios abertos anualmente, 100 mil pessoas impactadas indiretamente e renda acumulada acima de R$ 120 milhões.  As inscrições já estão abertas, e podem ser feitas pelo site https://www.juventudeempreendedora.com

Ação internacional

Além de brasileiros, o programa também visa capacitar empreendedores dos países de língua portuguesa. Podem se inscrever os jovens de Cabo Verde, Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Portugal e Timor-Leste. A ação conta com apoio dos Conselhos Nacionais de Juventude dos respectivos países.

Sedese apoia campanha nacional contra trabalho infantil

Começa nesta quarta-feira (3/6) a edição 2020 da Campanha Nacional contra o Trabalho Infantil. Em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) é uma das parceiras nas ações promovidas pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Ministério Público do Trabalho (MPT) e Justiça do Trabalho (TST). A campanha traz a abordagem voltada para o cenário enfrentado atualmente, diante da pandemia do novo coronavírus.


Com o slogan “COVID-19: Agora, mais do que nunca, protejam crianças e adolescentes do trabalho infantil”, a campanha utilizará a hashtag #naoaotrabalhoinfantil para destacar a importância do combate ao trabalho infantil e alertar para o risco de crescimento da exploração da mão de obra de crianças e adolescentes. Motivado pelos impactos da pandemia nos diversos setores da economia, as medidas de isolamento social evidenciam e aprofundam as desigualdades sociais existentes, potencializando as vulnerabilidades de muitas famílias brasileiras.

A campanha será realizada nos ambientes digitais e a partir de hoje já é possível conferir postagens nas redes sociais dos organizadores da campanha. Em Minas Gerais, estão programadas 5 lives como parte de ações da campanha, abordando medidas que os governos estadual, municipal e federal podem adotar para preservar as crianças e adolescentes que enfrentam essa situação. A programação detalhada será divulgada ainda nesta semana.

 

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