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Sedese realiza webinário para discutir ações de prevenção em situações de emergência ou calamidade pública

Em uma situação de emergência ou calamidade pública é comum que haja dificuldades de compreensão em relação às respostas que devem ser dadas para minimizar suas consequências. Pensando nesta situação a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Assistência Social, realizou o Webinário: Situações de Emergência e Calamidades Públicas.

O evento teve como objetivo capacitar gestores municipais, técnicos dos serviços sociassistenciais (CRAS, CREAS e Unidades de Acolhimento) para o enfrentamento das situações de emergência e calamidades públicas, que podem acometer famílias e indivíduos, principalmente no período chuvoso que se inicia a partir do próximo mês.

“O que estamos fazendo aqui hoje é uma prevenção. Queremos preparar os municípios para quando acontecer algo. Não queremos que isso aconteça, mas precisamos estar preparados para atender pessoas em situação de vulnerabilidade”, apontou a secretária Elizabeth Jucá.

Durante o webinário, que teve como parceria a Defesa Civil Estadual, foram discutidas questões relacionadas ao planejamento das ações (preventivas e emergenciais) e orientações sobre as medidas a serem adotadas durante o período emergencial, bem como informações sobre as ofertas de serviços e benefícios socioassistenciais neste contexto.

Para a Tenente Coronel da Polícia Militar, Gracielle R. Santos, que também atua na Defesa Civil, o estado precisa trabalhar de forma integrada e sinérgica. “Para que nossas ações cheguem a todos os municípios que estão aqui hoje, a prevenção precisa ser realizada. Em situação de calamidade a gente precisa desenvolver ações para ter uma população preparada para responder caso um desastre aconteça”, pontuou.

De acordo com a diretora de Proteção Social de Alta Complexidade, Tatiane Sanção, a atuação socioassistencial deve ser vista como uma das ações prioritárias, executadas por meio de um conjunto de procedimentos e ações articuladas, intersetoriais e interinstitucionais para garantir os atendimentos, acompanhamentos e a proteção social necessária à pessoas e famílias atingidas, contribuindo para redução dos impactos.
Também participaram da live a subsecretária de Assistência Social, Mariana Franco e a diretora de Proteção Social de Média Complexidade, Isabelle Colares Ali Ganem, Elder Gabrich, superintendente de Proteção Social Básica e Cristiano de Andrade, superintende de Proteção Social Especial.

Sedese promove capacitação para gestores esportivos municipais

Mais uma qualificação para gestores municipais de esporte de várias regiões do Estado aconteceu nesta quarta-feira (20/10) na Cidade Administrativa. Promovida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes, o encontro capacita gestores esportivos, apresentando as ações da Subsecretaria de Esportes.

Durante o evento, os gestores ficam sabendo como as cidades podem se beneficiar dos projetos da área, as formas de acesso e captação de recursos para o município, para assim fomentar a realização do esporte e a atividade física para a população nos locais.

A secretária Elizabeth Jucá participou da abertura do encontro, onde reforçou a importância do esporte na vida da população. “Queremos estar em todas as localidades mineiras e incentivar a prática de esportes. Esta qualificação permite ao gestor conhecer e pleitear as ações e projetos esportivos para sua cidade. Isso torna o esporte mineiro mais forte”, afirmou.

Para o subsecretário de Esportes, José Francisco Filho (Pelé do Vôlei) é de extrema importância que o gestor conheça as políticas públicas esportivas de Minas Gerais. “Nestes encontros são apresentadas as ações da Subsecretarias, com ênfase nas ações ICMS Esportivo e Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. Desta forma, os gestores compreendem o funcionamento do ICMS esportivo, além de entender a importância dos conselhos municipais de esportes e da realização de programas e projetos para que o município possa participar do ICMS”.


Também foram debatidos durante a capacitação o esforço conjunto entre o Governo, apoiadores e executores de projetos e como a prefeitura faz para participar da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. Esta é quinta capacitação realizada e nesta quinta-feira (21/10) serão recebidos os gestores esportivos das cidades que compõem a Regional Sedese Diamantina.

Sedese lança o Programa Percursos Gerais na Zona da Mata mineira

O programa Percursos Gerais: Trajetória para Autonomia foi lançado, na tarde desta sexta-feira (15), pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), na zona da mata mineira.

A iniciativa do Governo de Minas visa estimular e capacitar as pessoas em direção à autonomia, para combater a vulnerabilidade de famílias nas cidades de menor IDH-M do estado.

Durante o evento, que aconteceu em Muriaé, os prefeitos de Araponga, Pedra Bonita Sericita, Orizânia e Muriaé fizeram ao adesão do programa.

Essa parceria entre o Estado e as cidades para a implementação do Percursos Gerais prevê ações nas áreas de assistência social, segurança alimentar e nutricional, melhoria habitacional, esporte e lazer, direitos humanos, prevenção às drogas e geração de renda.

“Sabemos dos nossos desafios e temos a certeza de que esse primeiro passo já é uma mudança. Promover a autonomia dos indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade é uma esperança para que, no futuro, eles possam fazer suas escolhas”, afirmou a secretária Elizabeth Jucá.

Percursos Gerais: Trajetória para a Autonomia

O programa é parte da estratégia do Governo do Estado de Minas Gerais na busca pela redução das múltiplas formas de vulnerabilidade social a partir da ação intersetorial entre as diferentes áreas da Sedese, como geração de renda, esporte e lazer, assistência social, segurança alimentar e nutricional, habitação social, direitos humanos, e política de prevenção e cuidado sobre drogas.

Atualmente, o programa atende 35 municípios na segunda fase de execução.

Sedese lança editais para 3.500 vagas em cursos de qualificação profissional

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/MG) lança nesta segunda-feira (18/10) os editais de seleção de beneficiários para os cursos de qualificação profissional ofertados pelos projetos Empreenda Jovem, Minas Programando e Trajeto Renda. 
 
As inscrições para os cursos são gratuitas e ficarão abertas até o dia 2/11/2021, por meio de formulário eletrônico disponibilizado nos links abaixo. Serão disponibilizadas 3.500 vagas em cursos profissionalizantes de 20h a 240h, em várias regiões do Estado, nas modalidades de ensino presencial e remoto.
 
Confira os projetos participantes e os cursos ofertados.
Empreenda Jovem
Por meio de cursos de qualificação com foco no mercado de trabalho, busca atender a jovens de 18 a 29 anos com o intuito de reduzir as vulnerabilidades e o risco social, ampliando as oportunidades de inclusão produtiva e geração de renda, preparando esse público para o desenvolvimento de novos negócios.
 
Cursos de qualificação profissional a serem ofertados, na modalidade de ensino remoto:
• Assistente Administrativo
• Assistente de Logística
• Comprador
• E-Commerce
• Estoquista
• Promotor de Vendas 
• Representante Comercial
• Vendedor
• Web Designer
 
Acesse o formulário de pré-inscrição para participar da seleção.
 
Minas Programando
O Programa busca atender a demanda do segmento de Tecnologia da Informação por meio da qualificação profissional dos mineiros e do fomento de uma maior participação de mulheres na área. 
O objetivo é promover a inclusão digital e produtiva de públicos vulneráveis atendidos pela Secretaria. A oferta de cursos do Senac contempla o desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais orientadas para o desenvolvimento do indivíduo, além de mentoria e seminários.
Cursos de qualificação profissional a serem ofertados, na modalidade de ensino remoto: 
• Administrador de Redes
• Desenvolvedor de Jogos Eletrônicos
• Operador de Computador
• Programador Web
• Programador de Sistemas
 
Acesse o formulário de pré-inscrição para participar da seleção.
 
Trajeto Renda
O Projeto Trajeto Renda visa promover a formação profissional que incentive o trabalho e a geração de renda por meio de aulas presenciais nas unidades do Senac. Podem participar do programa pessoas em situação de vulnerabilidade social e baixa renda em 14 cidades nas regiões de Diamantina, Governador Valadares e Ipatinga.
 
Cursos de qualificação profissional a serem ofertados, na modalidade presencial:
 • Assistente Administrativo
• Empreendedorismo e Negócios Inovadores
• Marketing na Web
• Vendedor
 
Acesse o formulário de pré-inscrição para participar da seleção

Sedese apresenta projeto voltado a empregabilidade de mulheres vítimas de violência

Nesta sexta-feira (15/10), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) apresentou às empresas associadas à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) o projeto Banco de Emprego – A Vez Delas, voltado à empregabilidade de mulheres vítimas de violência.

O evento aconteceu na sede da CDL e teve como objetivo sensibilizar as empresas associadas a aderirem ao projeto, que cria um banco de empregos on-line onde poderão ser cadastradas vagas específicas para este público.

A secretária Elizabeth Jucá afirmou durante a apresentação que a violência doméstica hoje é um problema muito sério e a subnotificação é grande. A mulher que sofre essa violência tem vergonha, e ela tendo vergonha, não vai denunciar e não vai na delegacia. “Queremos que este Banco de Empregos possibilite a autonomia dessas mulheres para gerar sua própria renda e sair do ciclo de violência. Incentivar estratégias de fomento à empregabilidade de mulheres vítimas de violência em âmbito familiar e doméstico é uma das maneiras de combate e prevenção dessa forma de violência”.

A secretária destacou ainda a importância da parceria com as empresas e com a CDL para o êxito do projeto. “É um projeto inovador em termos de Estado. E a continuidade dele depende da alimentação constante de vagas oferecidas. Este é um dos grandes desafios. Queremos que esse Projeto de Lei se transforme em uma política de Estado”.

Também estiveram presentes na apresentação o presidente da CDL BH, Marcelo de Souza e Silva, a deputada estadual Ana Paula Siqueira, os subsecretários da Sedese Raphael Vasconcelos (Trabalho e Emprego) e Duílio Campos (Direitos Humanos), além de vários representantes de empresas.

O banco de empregos A Vez Delas é um projeto do Governo de Minas que visa fomentar a inclusão de mulheres em situação de violência doméstica no mercado de trabalho, por meio da disponibilização de uma ferramenta virtual que as conectará a vagas de emprego das empresas parceiras. Este projeto nasceu a partir da aprovação da Lei nº 23.680, de 06 de agosto de 2020, que modifica a Lei nº 22.256/2016.

A viabilização do projeto conta com parcerias do setor privado, além de órgãos públicos que compõem a rede de enfrentamento à violência contra as mulheres de Minas Gerais.

 

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