Promovida pela Sedese, campanha Maio Laranja prevê ações contra violência sexual em vários municípios mineiros
Para reforçar a proteção de crianças e adolescentes mineiros, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) lança uma série de ações para marcar o Maio Laranja, mês dedicado à conscientização sobre violência sexual. Ao longo do mês, a campanha vai alcançar municípios em todo o estado, contribuindo para a prevenção de novos casos e fortalecendo a rede de proteção em Minas.
Já nesta terça-feira (13/5), Baldim e Jaboticatubas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) recebem a Jornada do Maio Laranja que vai percorrer, ao longo do mês, tanto a capital quanto municípios do interior, mobilizando toda a sociedade em torno dessa causa.
"Proteger nossas crianças e adolescentes é uma responsabilidade de todos e um compromisso do Governo de Minas. Com esta campanha, queremos conscientizar, mas também capacitar profissionais e cidadãos para identificar e denunciar casos de abuso sexual", ressalta a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela.
Jornada Maio Laranja
O destaque da programação é a Jornada do Maio Laranja, com ações em 12 municípios mineiros, focadas no fortalecimento das políticas públicas de prevenção e proteção do público infantojuvenil contra as diferentes formas de violência. A iniciativa vai integrar ainda expressões culturais e artísticas de cada localidade para fortalecer a campanha.
Além de Baldim e Jaboticatubas, a caravana de mobilização vai passar também por outras cidades da RMBH, como Sabará, Pedro Leopoldo e Lagoa Santa, e cidades do interior, como Córrego Fundo, Nova Serrana e São Gonçalo do Pará, na região Oeste de Minas, além de Bom Despacho e Araújos, na região Central.
Encontro Estadual
A campanha inclui também grandes eventos na capital. No dia 26/5, a Sedese programou um "Encontro de Mobilização e Capacitação", voltado para entidades que desenvolvem trabalhos com o público infantil.
No dia 28/5 acontece o "1º Encontro Estadual de Gestores em Defesa da Infância" que vai reunir gestores públicos de todas as regiões do estado. Já no dia 29/5, a Sedese, em parceria com o Serviço Social Autônomo (Servas), realiza o "Seminário Estadual Maio Laranja", evento que tem o objetivo de fortalecer o papel dos Conselhos Tutelares em Minas.
Compromisso de todos
O foco da campanha é o fortalecimento da rede de proteção, ampliando o conhecimento sobre como agir em casos de violência contra crianças e adolescentes. Em todas as ações, a Sedese vai reforçar a importância do envolvimento da sociedade, sobretudo para utilização dos canais de denúncias.
Para denunciar casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, a população pode utilizar o Disque 100, que funciona 24 horas por dia, ou procurar o Conselho Tutelar mais próximo.
Maio Laranja
O Maio Laranja é o mês dedicado à mobilização nacional pelo enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A campanha busca conscientizar a sociedade sobre a gravidade dessa forma de violência, que atinge meninos e meninas, muitas vezes de forma silenciosa.
As ações propostas pelo Governo de Minas têm como objetivo mobilizar os municípios, informar a população e incentivar denúncias, contribuindo para a construção de uma cultura de proteção integral da infância e adolescência em todo o estado.
"Cada gesto de proteção, cada denúncia, cada ação consciente pode fazer a diferença na vida de uma criança ou adolescente. Nosso objetivo é criar uma rede de apoio e cuidado que envolva toda a sociedade, garantindo que nossas crianças possam crescer em ambientes seguros, acolhedores e livres de qualquer tipo de violência", completa a secretária Alê Portela.
Confira a galeria de fotos da Jornada Maio Laranja