Sedese participa do Encontro: Diálogos Internacionais sobre Pobreza Multidimensional

Secretaria apresenta Índice de Pobreza Multidimensional, indicador que avalia situação das famílias mineiras

 

WhatsApp Image 2023 12 18 at 16.47.29No último dia 15 de dezembro, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG) foi uma das convidadas a participar, em Brasília, do Encontro: Diálogos Internacionais sobre Pobreza Multidimensional, realizado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). O objetivo do Encontro foi discutir indicadores e mecanismos de mensuração da pobreza considerando diversas dimensões para além da renda, visto que a situação afeta a vida das famílias brasileiras em vários campos, como habitação, saúde, educação e trabalho.

A Sedese foi convidada a participar do evento pelo MDS para que pudesse apresentar seu Índice de Pobreza Multidimensional (IPM), indicador calculado pelo Escritório de Dados Sociais (EDS) que avalia a situação de pobreza das famílias mineiras considerando quatro dimensões: saneamento básico, educação, trabalho e renda e qualidade de vida. O indicador utiliza dados do Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais e é um dos pioneiros com esta linha de estudo.

Para falar sobre o IPM, a Sedese foi representada pelo assessor especial e chefe do Escritório de Dados, Elder Gabrich, e pelo responsável pelo cálculo do indicador no EDS, Alexandre Nogueira.

“A mensuração da pobreza de forma multidimensional permite a formulação e implementação de políticas de desenvolvimento social intersetoriais e mais assertivas”, afirmou Gabrich.

Além da Sedese, o evento contou com a participação de professores da Universidade de Oxford, gestores públicos que desenvolveram experiências de medição de pobreza multidimensional no México e África do Sul e da ex-vice-presidente da Costa Rica, Ana Helena Chacón.

Representantes do MDS e da Universidade de Oxford parabenizaram o esforço do Governo de Minas em empreender discussões sobre pobreza de forma multidimensional, bem como destacaram que Minas é um dos poucos estados subnacionais no planeta que desenvolve indicadores neste sentido.