Minas Gerais conquista 164 medalhas nas Paralimpíadas Escolares 2023

Estado fica no terceiro lugar geral da competição com 73 ouros, 50 pratas e 41 bronzes

 

nataçãoMinas Gerais superou a marca de 2022 ao conquistar 164 medalhas na etapa nacional das Paralimpíadas Escolares, competição realizada em São Paulo entre os dias 27 de novembro e 2 de dezembro. Foram 73 medalhas de ouro, 50 de prata e 41 de bronze, 34 a mais do que na edição passada dos Jogos. O montante valeu aos mineiros a terceira posição no quadro geral de medalhas.

Os responsáveis por isso foram os 135 estudantes-atletas do estado que competiram em dez modalidades: atletismo, bocha, futebol PC, goalball, halterofilismo, judô, natação, parabadminton, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas.

O maior número de conquistas veio no atletismo, que faturou 47 ouros, 28 pratas e 18 bronzes. A natação também teve grande importância no acúmulo de pódios, com 19 ouros, 13 pratas e 15 bronzes. Um grande destaque entre os nadadores foi o estudante-atleta Arthur Xavier, que conquistou cinco medalhas de ouro nas cinco provas que disputou. Xavier, inclusive, vislumbra disputar os Jogos Paralímpicos de Paris, em 2024.

Mais triunfos

Além do atletismo e da natação, Minas conquistou sete medalhas no tênis de mesa, sendo duas de ouro e uma de prata na categoria simples. Na competição por equipes foi um ouro, duas pratas e um bronze. Na bocha foram quatro medalhas: uma de ouro e três de prata. No halterofilismo, competição em que Minas fez sua estreia nas Paralimpíadas, mais quatro medalhas, uma de ouro e três de bronze.

Já no judô foram três pratas. No tênis em cadeira de rodas, mais três, sendo duas de ouro e uma de bronze. A equipe de goalball masculino ficou com o bronze, enquanto que o parabdminton fechou o quadro de medalhas com outro bronze.

Sobre a competição

As Paralimpíadas Escolares de 2023 foram uma realização do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e do Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial de Esporte (SEE). A etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) Paradesporto serviram de seletiva para a participação dos estudantes-atletas na competição nacional. O Jemg é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), por meio da Subsecretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução técnica é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG).