Edital da Sedese visa cadastrar municípios interessados e propiciar melhorias em cozinhas comunitárias municipais

Municípios devem encaminhar documentação até 30/11 e em seguida aguardarem seleção por parte da secretaria

 

WhatsApp Image 2023 11 22 at 16.44.11A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), publicou, nesta quarta-feira (22/11), o edital de credenciamento público nº 11/2023, o primeiro do gênero, que tem como objetivo selecionar municípios mineiros que possuem cozinhas comunitárias e que tenham o interesse em apresentar propostas para a modernização do espaço público de segurança alimentar e nutricional. As cozinhas comunitárias são espaços públicos que possibilitam o acesso a refeições saudáveis e de qualidade para as comunidades vulneráveis.

De acordo com Joana Almeida dos Reis Caldeira Brant, assessora-chefe da Assessoria de Segurança Alimentar da Sedese, visa fortalecer os municípios em relação aos espaços públicos de Segurança Alimentar e Nutricional.

“Essa iniciativa representa um marco significativo no fortalecimento da política de segurança alimentar institucional em nosso território. O objetivo primordial deste cadastramento é identificar as cozinhas comunitárias que compõem a rede municipal de equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e que estão em funcionamento”, explicou.

As propostas devem ser encaminhadas até o dia 30 de novembro, acompanhadas da documentação solicitada no edital, que está disponível clicando aqui. Como etapa seguinte, a Sedese pretende fomentar os projetos, de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira, por meio de futura celebração de convênios, possibilitando ao município a aquisição de equipamentos e materiais permanentes que permitam ampliar e melhorar os serviços ofertados.

O resultado com os municípios habilitados será divulgado no dia 13 de dezembro no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais. O site da Sedese também vai disponibilizar o resultado.

“É importante ressaltar que, além de garantir o fornecimento de refeições de qualidade às populações mais vulneráveis, as cozinhas comunitárias também são espaços propícios à implementação de atividades de inclusão social produtiva e ações voltadas à educação alimentar e nutricional sustentável. Convidamos todos os municípios a participarem ativamente deste processo, para que juntos possamos contribuir efetivamente para modernizar e fortalecer as cozinhas comunitárias em todo o estado de Minas Gerais”, completou Joana.