Forte deixa Salinas, no norte, e segue rumo Patos de Minas, no sudeste do estado

WhatsApp Image 2023 10 26 at 12.06.25Últimos encontros de 2023 estão previstos para 21 e 22 de novembro, em Patos, e 5 e 6 de dezembro, em Curvelo

Salinas, no Norte do estado, foi mais um município que sediou o Fórum de Temáticas Esportivas (Forte), iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), por meio da Subsecretaria de Esportes (Subesp), para contribuir com o aprimoramento das políticas públicas do esporte em Minas Gerais.

Essa edição do evento, ocorrida nos dias 24 e 25/10, envolveu 52 municípios das Regionais Sedese de Salinas, Araçuaí e Almenara, onde ocorreram atividades com a diretoria do Conselho Regional de Educação Física (CREF) e com os servidores da Subesp.

Os representantes do CREF falaram sobre as normativas para os professores de educação física, que devem estar em dia com as atualizações para o exercício de suas funções. “A realização do Forte foi de grande importância para toda região. Receber todas essas informações que nos ajudarão a nortear as necessidades de toda comunidade esportiva foi fundamental. Ter conhecimento sobre as políticas públicas é o melhor caminho para que nossos anseios sejam atendidos” afirmou Jaks Miranda, treinador de Taekwondo, de Salinas.

As servidoras da Subesp falaram sobre as políticas públicas presentes na Cartilha da subsecretaria e capitanearam os grupos temáticos de discussão sobre Esporte Educacional, Esporte para o Desenvolvimento Social e Saúde Geral e Esporte de Alto Rendimento.

No encerramento das atividades, as propostas tidas como destaques pelos participantes eleitos como oradores por cada um dos grupos foram: a criação de conselhos municipais como condição para participação de editais; a reforma e construção de quadras, campos e ginásios públicos abertos à comunidade; e a capacitação de profissionais por meio da promoção de encontros regionais.

Reinaldo Gil Gomes, coordenador de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo da prefeitura de Medina, validou o Fórum como ferramenta fundamental. “O Forte está chegando em cada ponta do estado, com muita atenção, cuidado, vem escutando do município menor ao maior. O encontro foi verdadeiramente muito produtivo por promover o compartilhamento dos municípios na escuta dos lamentos e dos anseios dos gestores esportivos. Ficamos mais fortes juntos”, afirmou.

O Fórum segue sua trajetória em Minas com a próxima edição marcada para Paracatu e Patos de Minas, na Regional de Patos de Minas, nos dias 21 e 22 de novembro. Diamantina e Curvelo, em Curvelo, nos dias 5 e 6 de dezembro, fecham o ciclo de encontros de 2023.