Passos sedia Encontro Regional da Sedese

Ação propõe diálogo com municípios psra construção de políticas públicas mais assertivas

A cidade de Passos, no Sudoeste do estado, recebeu nessa semana a terceira edição de 2023 do Encontro Regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG). No total, 81 pessoas representantes de 26 municípios da Diretoria Regional da Sedese de Passos participaram do evento. O objetivo da ação é dialogar com gestores e técnicos, no sentido de ouvir as demandas regionais, prestar conta das entregas dos últimos anos de gestão e apresentar a nova estrutura, aprovada na reforma administrativa do Governo de Minas.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, e a secretária adjunta, Mariana Pimentel, presentes no Encontro Regional, reforçaram o compromisso da pasta com o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida da população mineira.

Elizabeth Jucá explicou um pouco como funciona o encontro. “No primeiro momento, eu mostro como é a nova estrutura da Sedese, tivemos algumas alterações com a reforma administrativa. No segundo momento, faço uma prestação de contas sobre a região de Passos, do que fizemos nos últimos quatro anos. E aí vamos para o momento mais importante da reunião, que é ouvir todos os municípios, suas necessidades, o que eles demandam do Estado, como eles estão convivendo, quais questões de melhoria para fazermos políticas públicas mais efetivas, voltadas para região. Essa é a parte maior da reunião, a mais rica, onde o objetivo é ouvir os municípios.”

O evento foi realizado na Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (AMEG). Presente no encontro, o prefeito de Passos, Diego Oliveira, destacou as vantagens de a cidade receber a Sedese. “Estes Encontros Regionais são de extrema importância, pois trazemos o Estado para onde mais é necessário, os municípios. Somente com muito debate, diálogo e união vamos dar uma resposta à comunidade.”

Outra participante da ação foi Dayane Faleiros de Melo Miranda, assistente social do município de Guapé, que atua no Cras há 15 anos, junto com as equipes de referência. “Um evento igual ao Encontro Regional é muito importante para nós, profissionais que estamos na ponta, no dia a dia, resolvendo as questões sociais dos nossos municípios. Ter essa troca de experiências com o Estado e com a nossa secretária, melhora muito o desenvolvimento dos nossos trabalhos cotidianos. É de suma importância que o município e o Estado estejam trocando essas práticas juntos às Regionais, em que está nos trazendo uma experiência maior, ampliando e aprimorando os serviços prestados”, ressalta Dayane.

Encontro Regional

Com intuito de promover o desenvolvimento social e combater as desigualdades, a Sedese busca fortalecer suas ações em todas as regiões do estado de Minas Gerais, por meio das 22 Diretorias Regionais espalhadas pelo território, alcançando um total de 853 municípios.

Durante o Encontro Regional, os representantes dos municípios da região têm a oportunidade de conhecer a nova estrutura da Secretaria, aprovada pela Reforma Administrativa, que prevê a instituição de uma Subsecretaria da Mulher.

Caracterizado por ser um espaço de troca de experiências, o evento também possibilita que os gestores locais compartilhem suas vivências e apresentem as demandas e desafios enfrentados nas áreas abrangidas pela Sedese.