Edição de março da Feira de Economia Solidária na Camg faz homenagem às mulheres

WhatsApp Image 2023 03 16 at 15.23.30No mês de março, a 62ª Feira de Economia Solidária, organizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), em parceria com a Intendência da Cidade Administrativa (Camg), e com o Conselho Estadual de Economia Popular Solidária, realizou uma edição especial, que priorizou a participação de mulheres. Empreendedoras, artesãs, em maioria, expuseram seus trabalhos nos dias 14, 15 e 16, nos túneis dos prédios Minas e Gerais, na Camg, entre 9h e 16h.

Fazem parte desse grupo de comerciantes, trabalhadoras que produzem de forma colaborativa, sob diretrizes de desenvolvimento sustentável. O objetivo é a geração de trabalho e renda para as famílias, contribuindo para a superação da pobreza. Os produtos comercializados variam entre artesanato, alimentícios, confecções, agricultura familiar, entre outros.

Andrea Barbosa Pascoal é de Contagem e há seis meses expõe na Cidade Administrativa. “Agradeço à Sedese pela grande oportunidade. Venho aqui todos os meses comercializar meus produtos e tenho orgulho de ser uma mulher que tem toda a renda vinda dos meus artesanatos.”

Com mais tempo de participação na feira, Eliane Vieira Costa de Moura, que sai de Ribeirão das Neves para expor, já vende seus produtos há 6 anos. “Trago os meus artesanatos, como bonecas e amigures, e me sinto muito grata pelas vendas, pois significa ter meu trabalho reconhecido e valorizado.”

Quem sai de suas estações de trabalho na Camg e passa pelos espaços comuns do subsolo se depara, semanalmente, com a Feira de Economia Solidária em comemoração. Maria do Carmo Carvalho, servidora da Secretaria de Estado de Saúde, é cliente assídua da feira. “É um facilitador para nós que trabalhamos aqui e não temos tempo de sair para fazer compras. Aqui você tem acesso rápido a opções de presentes diferenciados. Sempre venho e adquiro alguma coisa. Fez muita falta quando estava suspensa. Aqui a gente encontra praticidade e diversidade.”

O subsecretário de Trabalho e Emprego da Sedese-MG, Raphael Vasconcelos, enfatiza a importância da feira. "A feira de Economia Popular Solidária na Cidade Administrativa é realizada desde 2015 e é muito importante para os empreendedores, pois permite ampliar as oportunidades de vender seus produtos. Cada edição da feira conta com 80 empreendimentos em média, sendo a maioria deles compostos e geridos por mulheres. Entendemos que essa ação é fundamental para incluir produtivamente e melhorar a geração de renda dessas famílias."

Entre os anos de 2022 e 2023, a média de valores comercializados na feira foi de R$ 52.465,25. Considerando todas as edições da feira, desde 2015, foram comercializados R$ 2,9 milhões em mais de 60 eventos realizados. Em janeiro de 2020, a Feira de Economia Popular Solidária na CAMG chegou a sua 50ª edição e contou com a presença do governador Romeu Zema.

WhatsApp Image 2023 03 16 at 15.23.30 1