Sedese participa do Cosud e amplia possibilidades de atuação em Minas Gerais

WhatsApp Image 2023 03 06 at 20.05.08 1Entre os dias 2 e 4 de março, o Rio de Janeiro foi a sede da sétima edição do Consórcio de Integração Sul Sudeste (Cosud) onde governadores, secretários, subsecretários e servidores de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, além do estado fluminense, discutiram políticas públicas a serem adotadas no bloco. As áreas prioritárias de debate foram segurança pública, desenvolvimento social, combate ao contrabando, sistema prisional, saúde, desburocratização, turismo, educação, desenvolvimento econômico, logística e transportes, inovação e tecnologia.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG) participou em peso do fórum, com as presenças da secretária Elizabeth Jucá, dos subsecretários Soraya Romina (Políticas sobre Drogas), Duílio Campos (Direitos Humanos) e José Francisco Filho, o Pelé do Vôlei (Esportes), do superintendente de Integração e Segurança Alimentar Henrique Carvalho, além dos servidores Wesley Matheus Oliveira e Antônio Miranda.

Para Elizabeth Jucá, o encontro foi uma oportunidade especial, na qual situações semelhantes a cada estado foram discutidas, experiências foram trocadas e metas traçadas. “Todos nós saímos com muita expectativa de apresentarmos bons resultados e muito felizes após a realização do Cosud. Mesmo depois do encerramento do Encontro, seguimos dialogando. Isso significa que foi muito bom, houve muitos alinhamentos e sigo com a certeza de que realizaremos muito mais após essa troca de experiências”, ressaltou a secretária.

Com relação aos trabalhos, Elizabeth ressaltou a criação de um fórum específico para as mulheres, justamente no mês em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março. Além disso, lembrou que o próximo encontro interestadual vai ocorrer em Minas Gerais. “O Cosud foi muito importante, pois discutimos várias pautas de políticas públicas. Os sete estados apresentaram pontos de convergência, principalmente na pauta da mulher. Criamos o Fórum Interestadual de Gestoras de Políticas para Mulheres, onde vamos discutir pautas e boas práticas para servidoras de políticas públicas para mulheres implementarem em cada estado. Foi uma pauta muito positiva e a próxima discussão, daqui 90 dias, será em Minas Gerais, onde vamos dar continuidade aos trabalhos”, completou.

Grupos de discussão

Sobre os grupos de trabalho, os servidores da Sedese se dividiram para que cada área contasse com representantes. Duílio Campos e Soraya Romina participaram do painel voltado para o Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Elizabeth Jucá discutiu o tema Mulher e Cidadania; Pelé e Antônio Miranda ficaram com Esportes; Henrique Carvalho debateu Habitação; e Wesley Matheus Oliveira tratou do tópico Juventude e Envelhecimento Saudável.

Soraya Romina ressaltou a importância dos debates dos quais participou e frisou a importância do encontro como preparação para o próximo daqui a três meses que ocorrerá em BH. "Foi uma oportunidade muito importante de conhecer os trabalhos dos estados e também apresentar nossas agendas estratégicas, em especial ao que se refere ao enfrentamento da pobreza e a questão dos direitos da mulher. O desafio agora é dar continuidade a todo esse trabalho no próximo encontro, que será em Minas. A Sedese já está se preparando para continuar este trabalho tão importante tendo como referência as discussões que ocorreram no Rio de Janeiro", explicou.

Para Henrique Carvalho, o Cosud foi um fórum diferenciado, onde as discussões puderam ser mais amplas, com espaço para os representantes de cada estado falarem a respeito de suas particularidades. “Nunca tinha participado de um evento que pudesse contar de forma tão interessante com outros entes federativos. Participamos de alguns outros fóruns, mas nunca com espaço suficiente para trocarmos ideias de maneira mais intensa. Nos inteiramos de como são as políticas públicas de outros estados. Acho que isso fortalece o ente federativo, conseguimos lidar melhor com os problemas, aprendemos com a experiência de nossos colegas; a gente vira um bloco mais forte de negociação com o governo. Tenho certeza que isso refletirá em grandes ganhos para política pública de Minas Gerais”, destacou.

Para Pelé, a discussão da Reforma Tributária sem que o esporte seja prejudicado foi o ponto alto de sua oficina. “Pudemos apoiar a Lei Geral do Esporte e a Reforma Tributária preservando a Lei de Incentivo ao Esporte. E ainda demonstramos a importância do esporte para idosos, pessoas autistas, com doenças raras e no paradesporto de um modo geral. Esses três dias no Rio de Janeiro foram de grande importância”, completou.

O Cosud

A criação do Cosud foi anunciada pelo governador, Romeu Zema, em 16 de março de 2019, durante encontro com governadores, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. O objetivo principal do grupo é consolidar a agenda de cooperação entre os governos do Sul e Sudeste, com temas que atendam às demandas econômicas, sociais e ambientais. Com uma população de 119 milhões de habitantes, as duas regiões concentram cerca de 70% do PIB nacional, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Além dos servidores da Sedese, o governador Romeu Zema também participou do fórum, onde discursou na abertura e falou sobre a importância das reformas e de previsibilidade. https://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/reformas-e-previsibilidade-sao-fundamentais-para-desenvolvimento-do-brasil-enfatiza-governador No segundo dia do evento Zema destacou parcerias entre os setores público e privado https://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/trilhas-de-futuro-e-destaque-de-minas-gerais-no-segundo-dia-do-encontro-de-governadores-do-sul-e-sudeste e por fim, no último dia do encontro discursou sobre a necessidade de uma reforma tributária com a entrega de uma carta assinada por ele e os outros governadores de Estado. https://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/governadores-defendem-modernizacao-tributaria-em-carta-de-objetivos-do-cosud