Nota de repúdio sobre a retirada da modalidade de Futsal dos Jogos da Juventude

Print

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

nota repudio siteA Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese-MG), por meio da Subsecretaria de Esportes (Subesp), manifesta repúdio sobre o comunicado do Comitê Olímpico do Brasil (COB), de 3/2/2023, que retira a modalidade Futsal dos Jogos da Juventude.

Registramos que tal medida causa surpresa e descontentamento, tendo em vista o fato dos 26 estados federados e o Distrito Federal não terem sido ouvidos sobre a retirada da modalidade. Entendemos que tal decisão merecia um debate amplo com os estados e Distrito Federal, tendo em vista a histórica parceria construída pelo COB com esses entes federados, no que se refere ao fomento e potencialização do esporte no território brasileiro.

O COB, em sua decisão, justificou que a supressão do Futsal nos Jogos da Juventude deu-se em função da priorização das modalidades que fazem parte dos Jogos Olímpicos.

Essa postura pode significar a desvalorização da modalidade de Futsal que, atualmente, é uma das mais praticadas em nosso país, contribuindo significativamente para o desenvolvimento esportivo e social de um expressivo número de estudantes atletas brasileiros.

Salientamos que o Ministério do Esporte oficiou o COB, no último dia 9/2/2023, reafirmando que a modalidade Futsal é amplamente praticada nas escolas e está prevista em programas esportivos escolares.

Importante frisar que a modalidade Futsal foi executada nos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires/2018 e está prevista nos Jogos Olímpicos da Juventude Dakar/2026.

No mesmo sentido, em ofício endereçado ao COB, de 10/2/2023, a Federação Mineira de Futsal (FMF), parceira do Estado de Minas Gerais no fomento ao esporte, manifestou discordância sobre o posicionamento do Comitê, pontuando o dano social da medida, incidindo na evasão escolar, no desestímulo ao treinamento da modalidade e no desinteresse pelo investimento no esporte.

Por fim, a FMF ressaltou a relevância do Futsal como produto brasileiro, destacando que o país é campeão mundial nessa modalidade, pela antiga FIFUSA e, posteriormente pela FIFA, inclusive em nível escolar. Nesse cenário, a Federação solicitou ao COB que a decisão seja revogada, a fim de garantir que a modalidade continue integrada aos Jogos da Juventude 2023.

Registramos que, em Minas Gerais, o Futsal é amplamente difundido nos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), considerada a maior competição esportiva-escolar do Brasil. A modalidade tem maior número de participantes e jogos programados.

O Estado de Minas Gerais se coloca à disposição para contribuir com o necessário debate, em prol da revisão da decisão de retirada dessa modalidade nos Jogos da Juventude/2023.

Consideramos que a decisão do COB afetará o cenário esportivo. A longo prazo, os efeitos podem impactar negativamente o mercado de trabalho para professores, técnicos e profissionais de Educação Física, além de desmotivar estudantes-atletas que vislumbram a prática do esporte, a conquista de bolsas e benefícios no esporte.