Sedese promove 3º Encontro de Integração com a participação das Diretorias Regionais do território mineiro

WhatsApp Image 2022 10 27 at 17.00.35Com as boas-vindas da Secretária de Estado de Desenvolvimento Social Elizabeth Jucá foi aberto o 3º Encontro de Integração da Sedese. O evento aconteceu por três dias  na Fundação João Pinheiro e teve como objetivo dialogar sobre as principais demandas municipais em relação à assistência social, direitos humanos, habitação, esportes, trabalho e renda, políticas sobre drogas e segurança alimentar e nutricional, proporcionando momentos de troca sobre os desafios e perspectivas para cada política pública.

“Este é um espaço de escuta, troca de conhecimentos e experiências para fortalecer a regionalização das nossas políticas públicas, por meio de dias de intenso diálogo entre as Diretorias Regionais”. O evento acontece de hoje (25) a quinta-feira (27), na Fundação João Pinheiro. Elizabeth complementa que “o Planejamento Estratégico Regionalizado reforça o papel das equipes Regionais de serem os olhos e os ouvidos da Sedese em cada território de Minas Gerais”, abre os trabalhos, Elizabeth. 

O 3° Encontro de Integração foi realizado pela Diretoria de Coordenação Regional, responsável por definir as diretrizes de trabalho das Regionais junto aos municípios de abrangência e promover a integração com as demais Subsecretarias da Sedese

O presidente da Fundação João Pinheiro, Helger Marra, esteve presente na abertura do evento e destacou a importância desse tipo de iniciativa para o fortalecimento das ações no Estado. “É uma honra que esse momento de democratização das ações de desenvolvimento social aconteça aqui neste espaço”.

Seguiram os trabalhos com apresentação de novos modelos de organização do trabalho entre Sedese e suas regionais para otimização das ações; liderança e gestão de pessoas, orientação dos direitos e deveres dos servidores estaduais, valorização dos colaboradores; pautas importantes que impactam pessoalmente e profissionalmente a vida dos servidores.

Também foi apresentado um panorama da situação dos CREAS municipais, enfatizada a importância da participação das cidades na construção de diagnósticos minuciosos e técnicos que ofereçam um raio-x das localidades com intuito de atender melhor às especificidades dos lugarejos mineiros.

Por fim, foi tratado o tema das chuvas em Minas. A Sedese está em força tarefa para oferecer o melhor suporte possível nesse período no qual muitos municípios declaram estado de calamidade pública. A finalidade do grupo de trabalho é redução de danos sociais, estruturais e financeiros provenientes das intempéries do clima.

Segundo dia do 3º Encontro de Integração

Muita troca de conhecimentos, capacitação, aprendizado, desafios e soluções marcaram o segundo dia do 3º Encontro de Integração da Sedese.

O dia começou com a Oficina de Nivelamento PDCA, ministrada pelo Assessor de Estratégias da Sedese, Mateus Martins. Orientado pela teoria do Planejar, Fazer, Checar e Agir (tradução livre da sigla acima), ele ofereceu uma verdadeira aula sobre método de trabalho, ordenamento de processos de trabalho, organização de metas e demandas. "Quanto mais específica e mensurável é uma meta, maior probabilidade na eficiência do atendimento e maior o estímulo para alcançar objetivos dentro de um determinado espaço tempo", sintetizou Mateus.

No turno vespertino, a Diretoria de Coordenação Regional dividiu os representantes das Regionais e das Subsecretarias em três grupos de trabalho distintos, que abordaram as temáticas: Assessoria Técnica aos Municípios; Mulheres em Situação de Violência e Criança e Adolescente; assuntos pertinentes ao escopo de políticas públicas da Sedese. Participaram três representantes de cada subsecretaria da Sedese: Assistência social, Direitos Humanos, Esportes, Trabalho e Emprego, Segurança Alimentar e Nutricional e Política sobre Drogas.

Terceiro dia do 3º Encontro de Integração

Como saldo de três dias de intenso trabalho, há encontro de ideias, vistas de resultados e a espera de novas oportunidades para um trabalho contínuo, assim como conta Augusto César, Diretor Regional de Muriaé. “O encontro é um evento muito importante para a Sedese como um todo. Atualmente lidamos com áreas dentro do nosso escopo que precisam dialogar entre si para maior eficácia ao traçar planos e metas, uma vez que entregamos um produto muito importante que é o apoio técnico aos municípios que nossa regional engloba. Neste encontro trabalhamos temáticas que são cotidianas para nós, mas com um viés mais amplo, em busca de soluções para nossas demandas. Esperamos que melhoremos nosso processo de assessoramento às cidades, a partir desse e de outros momentos de partilha junto a outras regionais e à Sedese central”.

Como consequência dos grupos de trabalho, chegou-se à conclusão, no tocante ao Apoio Técnico aos municípios, que é necessário que os diversos setores da Sedese promovam maior integração entre si, que a regionalização esteja sempre presente no planejamento das políticas públicas e que sejam utilizadas metodologias simplificadas, práticas e inovadoras na oferta do Apoio Técnico aos Municípios

Quanto às discussões sobre a Criança e o Adolescente foi frisada a importância de um processo seletivo para os Conselhos Tutelares, além de preparo para o acolhimento aos que precisam de suporte, bem como melhorias nas formas de atendimento às demandas, como a criação de uma biblioteca setorial.

Já sobre o atendimento às Mulheres em Situação de Violência, chegaram-se ao raciocínio de que é preciso alinhar os conceitos, tornando-os padrões, além de utilizar de metodologias didáticas e simplificadas para lidar com a causa, sempre com atenção às especificidades de cada território mineiro e com o intuito de prevenir a violação de direitos das mulheres.

Fechando o 3º Encontro de Integração, Elizabeth firmou um compromisso. “Vamos estar presencialmente acompanhando o encaminhando e a evolução das demandas aqui levantadas. Queremos diálogos, bilateralidade, sobretudo, humanidade”, finaliza a secretária congratulando cada funcionário público, pela missão de servir, em comemoração ao Dia do Servidor Público no próximo dia 28.

Fabiana, Andrade, Diretora Regional, avalia o encontro. "A dinâmica do World Café foi a estratégia utilizada pela Diretoria de Coordenação Regional para trabalhar 3 temas dentro do Planejamento Estratégico Regionalizado. Os servidores das Regionais apresentaram sua vivência do território, seu conhecimento sobre o perfil dos municípios e sobre a dinâmica das políticas públicas municipais, ao passo em que os servidores das áreas temáticas trouxeram seus conhecimentos sobre o tema e diretrizes legais. Juntos, os servidores construíram propostas de ações factíveis e condizentes com a realidade local a serem levadas para discussão e implantação a partir de 2023, de forma intersetorial e integrada."