Sedese capacita rede Sine para atender pessoas com deficiência auditiva

Print

Sedese capacita rede Sine para atender pessoas com deficiência auditiva Prancheta 1 cópia copy 1A fim de melhorar os serviços prestados pelos postos do Sine aos mineiros e mineiras com deficiência auditiva, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) ofereceu aos colaboradores da rede Sine-MG o Curso Básico de Introdução à Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O curso 100% online foi desenvolvido e será coordenado pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). A primeira turma foi iniciada em 6 de junho de 2022 e conta com a participação de 80 colaboradores de diferentes municípios do Estado. A carga horária de 60 horas foi dividida em cinco unidades englobando a história, cultura, conceitos e vocabulário em Libras.

A iniciativa da Subsecretaria de Trabalho e Emprego (Subte) tem o objetivo de melhorar o atendimento prestado pelas unidades do Sistema Nacional de Emprego, garantindo o acesso dessa população aos serviços do Sine, incluindo os deficientes auditivos nas políticas ofertadas pelo Estado.

A partir do conhecimento específico em Libras, os atendentes e coordenadores podem realizar um atendimento de qualidade e mais assertivo, possibilitando que esse público tenha acesso aos serviços oferecidos, como acesso a vagas de empregos e requerimento de seguro-desemprego.

"O contexto de pandemia ressaltou as dificuldades de acessibilidade e empregabilidade enfrentadas pelas pessoas com deficiência. Nesse sentido, essa capacitação em libras garante a prestação de serviços adequada ao público para que possam ter acesso aos serviços das unidades de atendimento Sine, sobretudo no tocante à oferta de vagas de emprego", destacou a diretora de Monitoramento e Articulação de Oportunidades de Trabalho, Amanda Siqueira Carvalho.