Sedese promove encontro de qualificação para catadores de resíduos de Minas Gerais

Print

O Centro Mineiro de Referências e Resíduos (CMRR), em Belo Horizonte, recebeu nesta quinta-feira (19), o primeiro encontro regional de atualização metodológica e formação de comitês gestores do Projeto Minas, Reciclando Atitudes - Repensando o Futuro, promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). O objetivo do encontro foi qualificar os membros dos comitês para a definição das ações a serem realizadas em cada município, com o intuito de promover a inclusão sócio-produtiva dos catadores e catadoras, além de implantar a coleta solidária nos municípios beneficiados pelo projeto.

Participaram do encontro representantes da sociedade civil, o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Rodrigo Franco, o subsecretário de Trabalho e Emprego da Sedese, Raphael Vasconcelos, catadores dos municípios de Belo Vale, Bom Jesus do Galho, Capitólio, Caratinga, Divinópolis, Passos, São Sebastião do Paraíso e Piumhi, além do presidente da Megaquality Brasil, Sandro Medeiros, empresa responsável pela execução do projeto.

Durante a cerimônia de abertura do evento, que contou com a apresentação cultural do grupo artístico Dona Recicla e Dom Cata Tudo, Rodrigo Franco ressaltou a importância do Centro Mineiro de Referência e Resíduos para os catadores do Estado.

"O Programa aproxima o Estado dos catadores e dos municípios e é ferramenta para alcançar uma melhor gestão dos resíduos sólidos urbanos, entendendo a realidade local e avaliando as demandas e dificuldades a serem superadas para implantação da coleta seletiva. Rodrigo Franco destaca ainda que o Programa Minas Reciclando Atitudes, Repensando o Futuro 2022 está alinhado com as políticas públicas desenvolvidas pela Semad, por meio do Centro Mineiro de Referência em Resíduos. O CMRR retomou suas atividades e, em conjunto, podemos unir os esforços para melhorar a qualidade de vida dos catadores de materiais recicláveis e a qualidade ambiental", frisou.

Raphael Vasconcelos, por sua vez, enumerou o impacto de políticas públicas que tratam de vários temas.

"A ideia de melhoria de vida, geração de renda, promoção de autonomia, acesso aos direitos fundamentais de um público historicamente marginalizado é importante e prioritário para a Sedese, e, nesse projeto, vamos conseguir alinhar essa prioridade com ações de proteção ambiental, fomento da coleta seletiva, redução da quantidade de resíduos sólidos urbanos, promoção da reciclagem, entre tantos outros benefícios. Estas ações vão tornar o projeto ainda mais relevante para o nosso Estado", completou.

Os próximos encontros serão realizados nos dias 1º e 2 de junho em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, e no dia 9 em Unaí, na região Noroeste de Minas. Estes eventos contemplam as demais áreas atendidas pelo projeto, em um total de 30 municípios.