Programa Geração Esporte retoma atividades esportivas

Print

Geração esporte site Desde 2015 sem execução, o Programa Geração Esporte retomou, na última segunda-feira (25/4) as atividades esportivas e recreativas para crianças e adolescentes no contra turno escolar. A iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) visa a valorização do esporte, permitindo a iniciação esportiva focada na aquisição das habilidades motoras, além do caráter de inclusão social.

Ao todo, 78 municípios, contemplados nos últimos três editais, começaram o projeto. A previsão é de que mais 26 cidades comecem a partir de junho.  Além de trabalhar o esporte em suas diferentes dimensões e modalidades, as crianças e adolescentes desenvolvem a trajetória esportiva, podendo se tornar jovens protagonistas em suas comunidades.

Para a maioria das crianças e adolescentes atendidos, o Geração Esporte é o primeiro contato com o esporte e, naturalmente, com a atividade física. “Isso, por si só, já é algo marcante e relevante. Mas, além de conhecer e praticar diversas modalidades esportivas de maneira orientada, os estudantes interagem com jovens de sua faixa etária, recebem orientações educacionais que ultrapassam o limite do esporte e fortalece sua formação enquanto cidadã e cidadão", afirma o superintendente de Programas Esportivos da Subsecretaria de Esportes da Sedese, Frederico Pessoa.

De acordo com Frederico, o programa não era realizado devido a limitações de orçamento, impedimentos da legislação eleitoral e, nos últimos anos, por causa da pandemia.

O Geração Esporte é realizado nos núcleos esportivos municipais. As atividades são orientadas por profissionais de educação física com auxílio de estagiários que ministram conteúdos de diversos esportes e atividades recreativas, três vezes por semana com duração de 1 hora/aula.