Programa da Sedese recebe assessoria técnica Enap-FGV

Print

site icms esportivoO Programa ICMS Esportivo, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes (Subesp), foi selecionado entre 63 instituições públicas de todo o Brasil, para receber o serviço de assessoria para avaliação de políticas públicas fornecido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), com apoio técnico da Fundação Getúlio Vargas (FGV EESP Clear).

A iniciativa da Sedese ficou em primeiro lugar na categoria ex-post, que consiste na análise posterior à implementação do programa. Entre fevereiro e maio de 2022, o programa receberá a avaliação em eixos específicos, como: diagnóstico do problema, detalhamento da Teoria da Mudança, elaboração de Plano de Monitoramento e Plano de Avaliação, discussão com gestores municipais e análise FOFA. Paralelamente, o serviço Evidência Express (EvEx) da Enap forneceu à Sedese uma Avaliação de Impacto do programa.

Durante a assessoria, serão realizadas duas Rodas de Conversa que vão contribuir para o aprimoramento do ICMS Esportivo. Uma com alguns Gestores Municipais de Esportes participantes do programa, que poderão compartilhar suas percepções sobre os desafios e alternativas de melhoria sobre o programa. A outra, com especialistas e acadêmicos, convidados a contribuírem com o processo de avaliação e aprimoramento do ICMS Esportivo.

Para a Diretora de Fomento e Organização de Políticas Esportivas da Subesp, Ana Paula de Jesus, a assessoria representa um avanço na construção de políticas públicas da Secretaria. “"Esta importante parceria com a Enap e o CLEAR, instituições de referência em avaliação de políticas públicas,  consiste em uma conquista inédita e um marco na história da Subesp, viabilizando tomada de decisões para o aperfeiçoamento do ICMS Esportivo, baseadas em dados e evidências, além de oportunizar a ampliação do conhecimento no tema, com efeito multiplicador sobre outras ações."

Estão programadas oficinas periódicas pela internet com atividades assíncronas de pesquisa e prospecção de evidências com a equipe técnica do ICMS Esportivo e do Observatório do Esporte, instância de monitoramento e avaliação da Subesp.

Como resultado da assessoria, no segundo semestre de 2022, a Diretoria de Fomento e Organização de Políticas Esportivas irá promover um evento de lançamento do relatório do Balanço de 10 anos do ICMS Esportivo em que a comunidade esportiva mineira terá a oportunidade de participar do processo de avaliação e aprimoramento do mecanismo ICMS Esportivo.