Municípios recebem kit feira livre para fortalecer a economia solidária

Print

Municípios mineiros localizados nas regiões norte, vale, centro e sul do Estado receberam hoje (4/4) 14 kits de feira livre. A iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) fornece ferramentas aos produtores locais para fortalecer a economia popular local.

As cidades de Ataléia, Bocaiúva, Buenópolis, Cordisburgo, Itacambira, Itinga, Jequitinhonha, Lagoa dos Patos, Paraopeba, Rio Pardo de Minas, Santo Antônio do Jacinto, São Lourenço, Virgem da Lapa e Janaúba vão receber 142 barracas e 37 balanças elétricas.

O Projeto de Fomento e Mobilização de Empreendimentos Solidários de Minas Gerais, da Subsecretaria de Trabalho e Emprego (Subte), visa apoiar os empreendimentos solidários organizados em grupos e/ou coletivos nos municípios atendidos, por meio da aquisição de equipamentos e materiais permanentes para estruturação de espaços de comercialização.

A ação também busca incentivar a participação de povos tradicionais, agricultores familiares, ribeirinhos e pescadores nos espaços de discussão sobre a política de economia solidária.

Para o diretor de Geração de Renda e Economia Popular Solidária, Matheus Fernandes Nascimento, as entregas valorizam os produtores locais e abrem novas oportunidades de negócios. “Os kits de feira livre que estão sendo encaminhados aos municípios buscam ampliar os espaços para que os empreendimentos solidários possam vender seus produtos. Assim, a distribuição destes equipamentos é importante para fortalecer as oportunidades de comercialização, valorizando a produção local e ampliando a geração de trabalho e renda nestes municípios”, destacou.

Com os recursos do Convênio, a Sedese realizou ainda Conferências Estaduais, Feiras Regionais, Cursos de qualificação e formação dos empreendimentos, e Encontro Popular para fomentar a economia solidária em diversas regiões do Estado.

 

Confira a seguir os equipamentos que cada cidade irá receber e a data de entrega: