No Mês da Mulher, Ônibus Lilás chega ao Vale do Jequitinhonha

Print

A partir de 29/03, o Ônibus Lilás, veículo que leva serviços especializados às localidades remotas com altos índices de violência contra mulheres, desembarca nas cidades de Itinga, Novo Cruzeiro e Padre Paraíso, na região do Vale do Jequitinhonha. A chegada do ônibus aos municípios é parte das ações da campanha “Mulheres Diversas – das Minas para o mundo”, realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.


A caravana integra a Política de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres dos Campos, das Florestas e das Águas. A ação tem como objetivo levar os serviços da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência que vivem em localidades remotas e com baixos índices de desenvolvimento humano (IDH), como áreas rurais, comunidades quilombolas, periféricas, ribeirinhas etc. No Ônibus Lilás são ofertados serviços de prevenção, assistência e também ações educativas, como a promoção de palestras sobre a Lei Maria da Penha.

A primeira cidade que receberá o veículo é Itinga, no dia 29/3. Já no dia 31/3, ele segue para Padre Paraíso. No dia 1º de abril, é a vez da cidade de Novo Cruzeiro contar com os serviços disponibilizados pela caravana.


Esta é a segunda ação do mês da mulher que tem a presença do Ônibus Lilás. No dia 8 de março, a Coordenadoria da Política dos Direitos das Mulheres da Sedese participou da 2ª Carreata pela Vida das Mulheres, organizada pela Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher de Minas Gerais. Além do Ônibus Lilás, também participaram veículos de outras instituições de proteção às mulheres de Minas.

O Ônibus Lilás também integrou as ações da semana da mulher nos anos de 2020, 2021 e 2022.

Confira abaixo onde encontrar o Ônibus Lilás nas respectivas cidades:


29/03 (terça-feira) – Itinga - 08h, em frente ao CRAS
31/03 (quinta-feira) – Padre Paraíso – 08h, na Praça dos Universitários
01/04 (sexta-feira) – Novo Cruzeiro - 08h, na Praça Sargento Noraldino Rosa