Minas alcança 100% de cobertura de Proteção Social Básica

Print

Site

Desde segunda-feira (07/03), a cidade de Wenceslau Braz, no sul de Minas, conta com o atendimento do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Com a inauguração, Minas Gerais passa a oferecer proteção social básica a 100% dos municípios do Estado, ou seja, todos os municípios de Minas contam com pelo menos um Centro de Referência.

De acordo com o Censo Suas 2018 (Sistema Único de Assistência Social), Minas contava com 1.175 Centros de Referência, em 852 municípios. A partir de agora, o município que compõe a Regional Sedese de Poços de Caldas passa a integrar essa rede de proteção. A Regional de Poços conta com outras 63 unidades, além da inaugurada.

O Cras de Wenceslau Braz já possui equipe técnica formada, com coordenadora, psicóloga e assistente social. O município realizou, no decorrer de 2021, a reorganização dos serviços da Secretaria de Assistência e iniciou o processo com ações necessárias para a instalação do equipamento.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Regional de Poços de Caldas e da Subsecretaria de Assistência Social (Subas), atuou junto ao município, desde o segundo trimestre de 2021, oferecendo o suporte e apoio necessários, de forma contínua, para possibilitar a implantação do Cras.

No evento, a diretora da Regional de Poços de Caldas, Gabriela Teixeira Neto, falou sobre o acompanhamento realizado pela Secretaria no decorrer dos trabalhos. “A Sedese ofertou apoio técnico ao município para a implementação do dispositivo e o aprimoramento do Suas Municipal. Esse é um marco fundamental para o Suas em Minas Gerais e no Brasil. Com a inauguração, os 853 municípios mineiros passam a contar com cobertura do equipamento”, destacou.

O Superintendente de Proteção Social Básica da Subas, Elder Gabrich, destaca que a inauguração do Cras de Wenceslau Braz completa uma rede de proteção, principalmente na acolhida das famílias em situação de vulnerabilidade. “Os Centros de Referência de Assistência Social são espaços onde as famílias apresentam suas demandas e onde os vínculos são fortalecidos. Estamos muito felizes com essa inauguração, porque Minas vai ter mais condições de oferecer um atendimento socioassistencial às famílias que mais necessitam”.

A equipe da Subas realizou uma série de reuniões com a Regional Poços de Caldas para discutir a estruturação do dispositivo, as atribuições da equipe técnica e da coordenação, bem como orientou o município acerca da necessidade de realizar a busca ativa da população para referenciar o novo local onde serão ofertados os serviços.

Para a Coordenadora do Cras de Wenceslau Braz, Taís Cristiane Silva, a instalação do dispositivo na cidade veio para aproximar as políticas públicas da população. “Estaremos cada vez mais perto da população, garantindo acesso aos seus direitos e programas de benefícios sociais. Vamos realizar um trabalho integrado que não se restringirá apenas ao espaço físico, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários, acolhendo as famílias em situação de vulnerabilidade social”, destacou.

 

Os Centros de Referência de Assistência Social

Os Centros de Referência de Assistência Social se caracterizam como a porta de entrada da política de assistência social. Trata-se de um equipamento preventivo, para evitar que as violações de direitos aconteçam. O Cras oferece uma série de serviços e atividades, como cadastramento no CadÚnico, Auxílio Brasil, dentre outros.

O Cras também é responsável pela organização e oferta de serviços da proteção básica do Suas nos territórios, especialmente o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Os Centros se caracterizam por estarem presentes nas áreas de maior vulnerabilidade e por atuarem na promoção e garantia de direitos da população.