Sedese, em parceria com a Fundação João Pinheiro, produz boletim sobre a situação das mulheres no mercado de trabalho

Print

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Trabalho e Emprego (Subte), acaba de divulgar um boletim especial em celebração ao Dia Internacional da Mulher, data incluída no calendário de março. Essa produção foi produzida em parceria com a Fundação João Pinheiro, por meio da Coordenação de Estudos Populacionais da Diretoria de Estatística e Informações, e lançada como produto inédito do Observatório do Trabalho de Minas Gerais.

O boletim analisa a situação das mulheres no mercado de trabalho mineiro nos últimos 20 anos, traçando um panorama geral sobre a evolução da participação feminina na força produtiva de Minas Gerais.

As análises foram desenvolvidas tendo como base as informações estatísticas obtidas a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), para o período de 2001 a 2011, e a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), de 2012 a 2021.

O estudo permitiu identificar que a participação das mulheres aumentou paulatinamente, com maior intensidade até 2008, enquanto a dos homens se manteve praticamente constante em Minas Gerais. Contudo, em 2020, em decorrência da retração econômica desencadeada pela pandemia de Covid-19, ambas as taxas decresceram, mas a taxa de participação das mulheres encolheu 3,6 vezes mais do que a dos homens

Para ler a versão integral do boletim especial em celebração ao Dia Internacional da Mulher, clique aqui.