Primeiro Seminário do Sine/MG em 2022 reúne colaboradores da rede em encontro virtual

Print

Com o objetivo de integrar ações com colaboradores da Rede Sine/MG, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) promove, nos próximos dois dias, o 1º Seminário do Sine. O evento virtual também vai apresentar boas práticas e resultados obtidos pela pasta em 2021.

Organizado pela Subsecretaria de Trabalho e Emprego (Subte), o Seminário faz parte de uma série de eventos com o intuito de aproximar a rede municipal que atua no Sine. O webnário é voltado para os colaboradores da Rede Sine/MG, técnicos e gestores que poderão trocar experiências e passar por qualificação em dois dias de programação.

O subsecretário de Trabalho e Emprego, Raphael Vasconcelos, fez a abertura agradecendo o empenho e dedicação de toda a equipe da Subte para que o do 1º Seminário do Sine se concretizasse, e destacou que o encontro faz parte de uma estratégia de aproximação da Secretaria com a rede de colaboradores. “A ideia é fazer desse evento uma rotina, que ele faça parte da nossa programação ao longo do ano. Queremos nos aproximar dos colaboradores e o Seminário é resultado disso”.

O superintendente de Gestão e Fomento ao Trabalho e à Economia Popular Solidária, Marcel Cardoso Ferreira de Souza, ressaltou que o evento é uma oportunidade para discutir temas relevantes para a rede Sine/MG. “É importante termos esse momento de trazer diversos assuntos que fazem parte do nosso dia a dia. Nós temos a oportunidade de olhar para o Sine como um braço da política pública de promoção do emprego, e a gente precisa ter uma visão ampla disso. Que possamos ter dois dias de trabalho para discutir as políticas públicas para o fomento do emprego em Minas”, destacou.

Para a diretora de Gestão do Atendimento ao Trabalhador, Ângela Márcia Alves de Souza, o Seminário atua para a construção de um serviço mais eficiente para o trabalhador, à medida que integra diferentes atores, como o Conselho Estadual de Trabalho, Emprego e Renda de Minas Gerais (CETER-MG). “Eventos como esse vêm para agregar; são importantes, porque integram a rede de atendimento e de parceiros, e apresentam pautas relevantes que, posteriormente, vão contribuir para o oferecimento de novos serviços no equipamento do Sine em Minas Gerais”, destacou.

Dando sequência ao evento, foram abordados temas relacionados ao atendimento e à operacionalização dos serviços ofertados pelo Sine em Minas Gerais, bem como os resultados obtidos no ano de 2021, com o ranqueamento das Unidades com maior desempenho no Estado.

Ao longo da tarde, gestores municipais compartilharam vivências e boas práticas dos postos do Sine. Os participantes também puderam conhecer o balanço das ações da Subsecretaria de Trabalho e Emprego, em 2021, sobretudo no assessoramento, apoio e fomento oferecido pela pasta à Rede Sine/MG.

O primeiro dia do Seminário do Sine foi encerrado com um espaço para comentários, dúvidas e compartilhamentos das cerca de 150 pessoas que participaram do evento.

Seminário segue nesta quarta-feira

O segundo dia de seminário será dedicado a pautas que envolvem a integração política do trabalho e emprego. Serão apresentadas as ações do Conselho Estadual de Trabalho, Emprego e Renda de Minas Gerais (CETER-MG) e, em seguida, a palestra “Integração de Políticas Públicas de Trabalho, Emprego e Renda: como apoiar os municípios e implementar os serviços em âmbito local”.

A programação também vai abordar as ações das equipes da Subte para a valorização do trabalhador autônomo, e os projetos para a promoção do empreendedorismo e qualificação profissional no Estado.