Mais 13 municípios mineiros aderem ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

Print

Minas Gerais avança no fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). No dia 25/11 foi publicado pela Câmara Governamental Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional do Governo Federal, vinculado ao Ministério da Cidadania, a Resolução que formaliza a adesão de 13 municípios mineiro ao SISAN.

Os municípios de Formiga, Vermelho Novo, Córrego Novo, Pingo D'Água, Manhuaçu, Santana do Paraíso, Piedade de Caratinga, Conselheiro Pena, Iapu, Vargem Alegre, Bugre, Ubaporanga e Ipaba cumpriram as exigências necessárias. Nestas cidades foi criada a Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), o Conselho Municipal de SAN e a Câmara Governamental Intersetorial de SAN.

Grande parte dos municípios que aderiram são fruto de uma articulação realizada por meio da Rede Leste de Bancos de Alimentos (Relba) que fomenta junto aos municípios participantes a necessidade de adesão, bem como orienta sobre os caminhos iniciais a serem percorridos para realizar a adesão.

Atualmente, Minas Gerais conta com 21 municípios aderidos ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).

O Sisan tem como escopo unir a União, Estados e Municípios e tem como objetivos formular e implementar políticas e planos de segurança alimentar e nutricional, estimular a integração dos esforços entre governo e sociedade civil, bem como promover o acompanhamento, o monitoramento e a avaliação da segurança alimentar e nutricional e da realização progressiva do direito humano à alimentação adequada.

Com a adesão ao Sisan, os municípios passam a um patamar diferenciado na articulação de políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional e do Direito Humano à Alimentação Adequada. Além disse eles podem obter pontuação adicional para desenvolvimento de programas e ações em parceria com o governo federal, através de repasse de recursos.

Câmara Governamental Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais – Caisans/MG

A Caisans/MG, presidida atualmente pela secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, é responsável pela tramitação da documentação dos municípios que enviam o pedido de adesão. A Cãmara elaborou dois cadernos, contendo orientações essenciais para prestar apoio técnico para a adesão e para a construção dos Planos Municipais de SAN aos municípios que aderiram. Para acessá-los consulte o site da Sedese.

É neste cenário amplo sobre a temática de Segurança Alimentar e Nutricional que o Estado avança por meio de diálogos, capacitações e apoio as políticas públicas em parceria com os governos municipais e a Rede de Leste de Banco de Alimentos de Minas Gerais, Relba-MG. Em caso de dúvidas, o representante do município pode entrar em contato com a Secretaria Executiva da Caisans-MG pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..