Observatório do Desenvolvimento Social de Minas Gerais disponibiliza “Painel da Vacinação da Covid-19”

Print

Obter e acessar dados de saúde pública são tarefas essenciais para a prevenção de doenças que podem gerar impactos em todo o mundo. Com esse objetivo, foi criado o “Painel da Vacinação da Covid-19”, uma iniciativa voluntária, desenvolvida para promover a visualização transparente dos dados sobre a imunização contra a doença no país.

Criado pelos economistas Livia Almeida, pesquisadora do Insper, e Ricardo Vale, consultor do Banco Mundial, e com o apoio do Observatório de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (ODS-MG), ligado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), a ferramenta já foi divulgada ao público especializado, tendo sido apresentada também em um workshop conduzido pelo Observatório durante a Semana de Inovação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), realizada na primeira semana de novembro.

O painel é atualizado diariamente, utilizando dados do Open Data SUS, do Ministério da Saúde e, de acordo com os pesquisadores, surgiu da percepção de que outras ferramentas já existentes se limitavam ao nível das unidades da federação ou aos municípios de um estado específico. “O trabalho que apresentamos permite o monitoramento da vacinação em todo o Brasil, possibilitando um recorte por estado e municípios, e oferece variáveis de caráter sociodemográfico, importantes para as análises realizadas no âmbito de atuação da Sedese”, explica o diretor do ODS, Wesley Matheus de Oliveira. A principal missão é auxiliar órgãos que trabalham com dados desta natureza e o público interessado em acompanhar a vacinação no país.

O painel pode ser acessado em: https://ods-minas.shinyapps.io/covid-19/

Sobre o ODS
O Observatório de Desenvolvimento Social do Estado de Minas Gerais é um laboratório de monitoramento e avaliação de políticas sociais, vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), e promove pesquisas em torno de questões socioeconômicas como desigualdades, pobreza e desenvolvimento sustentável.