Governo de Minas se alia à iniciativa de combate à importunação sexual nos estádios

Print

O Governo de Minas, por meio das Secretarias de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), é aliado na campanha “Todos contra a Importunação Sexual”, lançada nesta quinta-feira (18/11). A iniciativa reúne Mineirão, clubes e a Federação Mineira de Futebol (FMF) no combate ao comportamento abusivo contra as mulheres em partidas de futebol.


A partir do próximo sábado (20), no duelo entre Atlético e Juventude, pelo Campeonato Brasileiro, os torcedores verão cartazes espalhados por todo o Mineirão com informações sobre a prática criminosa e instruções para que vítimas relatem casos de importunação na hora em que ocorrem.

As informações sobre a prática criminosa também serão veiculadas nas TVs, no telão e na Rádio Esplanada, incentivando que os torcedores denunciem condutas inapropriadas. Os vigilantes também estão sendo instruídos e receberão cartilhas sobre como agir no acolhimento às vítimas. Nas redes sociais, a campanha pode ser amplificada usando a hashtag #RepenseSuasAtitudesComAsMulheres.

Um canal no Whatsapp foi criado para facilitar as denúncias e agilizar o encaminhamento para a investigação dos órgãos de segurança. O canal pode ser acessado via QR Code, que estará disponível nos materiais da campanha.


A Sedese contribui com assessoramento técnico para produção do material publicitário, com indicação de linguagens mais assertivas para as abordagens de conscientização e instruções aos vigilantes. “Essa é uma campanha muito importante, pois estamos lidando com um problema antigo e estrutural. Somamos nossos esforços em busca de uma sociedade em que as mulheres se sintam respeitadas e que elas saibam também como proceder em casos de abuso e violação de direitos”, explica a coordenadora estadual de Políticas para Mulheres da Subsecretaria de Direitos Humanos, Jailane Devaroop.

A iniciativa tem ainda o apoio das Polícias Civil e Militar, da Guarda Municipal, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e do Instituto Galo.

 

facebook.com/sedesemg
twitter.com/sedesemg
instagram.com/sedesemg
youtube.com/SedeseMGOficial