Apoio Técnico aos municípios é tema de Pesquisa de Satisfação da Sedese

Print

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) iniciou, nesta terça-feira (9/11), a Pesquisa de Satisfação acerca do trabalho de apoio técnico ofertado aos municípios mineiros por meio de suas 22 Diretorias Regionais. O público alvo da pesquisa são gestores e técnicos municipais da pasta do desenvolvimento social e de equipamentos socioassistenciais e tem como objetivo captar a percepção das equipes sobre o trabalho desenvolvido pela Sedese Regional ao longo do ano.

Esse modelo de Pesquisa busca entender o ponto de vista do público-alvo, como percebem o trabalho ofertado pela Sedese Regional, quais as suas necessidades, se há gargalos no processo de apoio técnico, se estão satisfeitos com o apoio recebido, de modo que o trabalho das Regionais possa ser melhorado continuamente.

A consulta, organizada pela Diretoria de Coordenação Regional da Sedese, subsidia o cálculo do Índice de Desempenho das Regionais (IDR), medido anualmente. Entre 2018 e 2020, por exemplo, o IDR apresentou um aumento de 19%.

“Esse ano a Pesquisa completa 5 anos de aplicação e faz parte do ciclo de planejamento das Diretorias Regionais. Planejamos as ações, executamos, monitoramos e, com a Pesquisa, encerramos o ciclo na etapa de avaliação do alcance e satisfação dos municípios com o trabalho ofertado pelas Regionais. O nível de satisfação geral passou de 72%, em 2017, para 92%, em 2020, e nossa expectativa é seguir melhorando a qualidade do trabalho ofertado”, explica a diretora Fabiana Andrade.

Para Henrique Carvalho, responsável pela Superintendência de Integração, a qual as Diretorias Regionais são subordinadas, “a etapa de avaliação das políticas, ações e serviços públicos constitui elemento essencial na administração pública moderna para mensuração dos resultados alcançados, aprimoramento das entregas e para subsidiar a correção de rota de planejamento”.

Desafios

A pandemia de Covid-19, iniciada no ano passado, trouxe desafios reais à administração pública, situação vivenciada também pelas Regionais da Sedese, que se adaptaram ao cenário de teletrabalho e seguiram ofertando apoio à gestão municipal, fortalecendo e ampliando, assim, as estratégias de apoio técnico a fim de contribuir para continuidade das ações.

A Pesquisa de Satisfação aplicada em 2020 trouxe a importância e a necessidade da continuidade das ações desenvolvidas pela Sedese, no âmbito das Regionais, como mostra o relato de um gestor municipal que participou do estudo: “A Sedese Regional está de parabéns pelo apoio contínuo ao município, principalmente neste ano de 2020, em que tivemos uma das maiores enchentes e em seguida a pandemia de Covid-19. Deram suporte presencial na ocasião das enchentes e vasta orientação, fóruns, capacitação e atendimento individual, via live, ao município no período da pandemia”.

A Pesquisa ficará disponível para preenchimento entre os dias 9 e 30/11.

Para participar acesse o link: https://forms.gle/wfzmSBe2q7KkqTHu9