Sedese realiza planejamento com municípios da regional Diamantina para o programa Percursos Gerais

Print

Técnicos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) realizaram na última semana o Planejamento Local de Execução das Ações do Programa Percursos Gerais: Trajetória para a Autonomia para os municípios da Regional Sedese Diamantina que fazem parte da segunda fase do programa.

Participaram do encontro, que aconteceu de forma virtual, os gestores de Angelândia, Aricanduva, Coluna, Frei Lagonegro, Rio Vermelho, Alvorada de Minas, Materlândia, Presidente Kubitschek, Santo Antônio do Itambé e Serra Azul de Minas.


Nesta etapa do planejamento local os gestores municipais apresentaram a temática dos projetos e os objetivos pretendidos com a ação, podendo esclarecer as dúvidas e realizar eventuais ajustes nas propostas. Os projetos foram elaborados a partir dos diagnósticos socioterritoriais, realizado em cada município.

A reunião foi coordenada pelo diretor de Projetos Especiais, Jonathan Henrique Souza e a equipe técnica que acompanha a execução do Percursos Gerais. A partir deste Planejamento Local é criado um cronograma de execução e estabelecida uma rede de contatos estratégicos para integrarem a execução dos projetos.

O Percursos Gerais é um projeto estratégico do Governo de Minas, executado pela Secretaria de Desenvolvimento Social. A estratégia é direcionada aos municípios de baixo IDH-M de Minas Gerais, e busca, através de ações intersetoriais da Sedese, reduzir as múltiplas formas de vulnerabilidades do estado.

Durante a reunião foram feitas perguntas sobre a realização do Planejamento Local. Veja abaixo alguns depoimentos dos participantes:

“O que eu mais gostei foi da disponibilidade de toda equipe no suporte aos municípios. A informação é repassada de forma clara, mostrando o intuito da participação dos programas, em todas as cidades”

“Para mim, a parte mais interessante foi termos profissionais a disposição para esclarecer nossas dúvidas"

“O que eu mais gostei de ver foram exemplos que deram certo em outros municípios e conhecer nossa possibilidade de ação”