Minas incentiva a participação de municípios em consulta pública sobre o Plano Mineiro sobre drogas

Print

sorayaO governo de Minas está fortalecendo a mobilização em diversos municípios para que os gestores, técnicos e profissionais da área participem da consulta pública para aprimoramento do Plano Mineiro Intersetorial de Cuidados/Tratamento e Prevenção do Uso/Abuso de Álcool, Tabaco e outras Drogas.

No período de 19 a 22 deste mês, a Subsecretária de Políticas sobre Drogas Soraya Romina visitou os municípios de Itamarandiba, Carbonita, Água Boa e Capelinha, onde prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, gestores, profissionais que atuam em políticas públicas afins e lideranças puderam conhecer mais a estrutura do Plano, os marcos legais, conceitos e as diretrizes desse importante instrumento de orientação e planejamento.

Lançado no dia 25 de junho pelo governo de Minas, o Plano Mineiro Intersetorial de Cuidados/Tratamento e Prevenção ao Uso/Abuso de Álcool, Tabaco e outras Drogas encontra-se em consulta pública, visando fortalecer a democracia no Estado e assegurar a participação da sociedade nesse processo de aprimoramento do Plano.

O Plano Mineiro foi desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Subpod), com a assessoria e acompanhamento da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS) e com a contribuição das universidades federais de Minas Gerais (UFMG) e de Juiz de Fora (UFJF).

Os interessados em participar da Consulta Pública podem enviar suas contribuições até as 20 horas do dia 12/8/21.

Segundo a subsecretária de Políticas sobre Drogas, Soraya Romina, a receptividade e o entusiasmo dos gestores e técnicos dos municípios visitados em relação à adesão ao Plano merecem destaque. “Percebemos grande interesse e engajamento do conjunto dos gestores, técnicos e profissionais da área que estiveram conosco nas atividades de apresentação do Plano. Tivemos a chance de ouvir de vários gestores sobre o significado e importância do Plano Mineiro para o desenvolvimento e/ou fortalecimento das políticas locais sobre drogas, fundamentadas em evidências científicas e em alinhamento com os marcos legais em vigor no país”, conta.

Soraya Romina acrescenta que as agendas nesses municípios foram extremamente produtivas. “Volto para a Cidade Administrativa com o sentimento de dever cumprido e com uma responsabilidade ainda maior, no sentido de estar cada vez mais perto dos municípios, orientando e fomentando a Política sobre Drogas”, enfatiza.

Todos os prefeitos dos municípios visitados já aderiram ao Plano Mineiro e se comprometeram como o compromisso do governo do Estado de fazer de Minas um território de prevenção ao uso/abuso de álcool, tabaco e outras drogas. Todos já iniciaram as discussões e a estruturação e planejamento de ações e atividades voltadas para um público diversificado para consolidação do Plano.

As visitas aos municípios foram acompanhadas pelos Diretores Regionais da Sedese de Diamantina, Juliano Pedro da Silva e de Teófilo Otoni, Carolina Salomão Teixeira.

A Consulta Pública foi publicada no Diário Oficial do governo, o “Minas Gerais”. Mais informações podem ser acessadas nos endereços http://www.consultapublica.mg.gov.br e no site da Sedese (social.mg.gov.br)