Edição da revista SCIAS traz dossiê sobre “Covid e as violências: desafios atuais e futuros em Direitos Humanos”

Print

Lançada na última quarta-feira (14/7), a nova edição da revista SCIAS – Direitos Humanos e Educação, da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), trouxe agora o dossiê “Covid e as violências: desafios atuais e futuros em Direitos Humanos. A publicação é resultado da XI Semana Estadual de Direitos Humanos.

            Durante o evento, realizado no período de 7 a 12 de dezembro de 2020, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Escola de Formação em Direitos Humanos e do SER-DH, convidou a UEMG para participar dos debates acerca dos efeitos da pandemia para os públicos de Direitos Humanos.

            A partir daí, a Universidade convocou autores interessados em publicar artigos sobre o tema da XI Semana Estadual em Direitos Humanos, que foi “Covid e violações de direitos: desafios atuais e futuros” e, também pareceristas.  Ao todo, 56 pessoas se inscreveram para serem pareceristas, e 35 autores enviaram artigos. Doze foram selecionados e publicados nesta edição da revista.

De maneira geral, os artigos abordam como a pandemia de Covid-19 afetou grupos sociais que já são extremamente vulnerabilizados, tais como a população em situação de rua, pessoas em sofrimento psíquico e grupos étnico raciais minoritários. Nas produções, destaca-se, entretanto, o aprofundamento das desigualdades sociais sofridas pelas mulheres. Nesse sentido, Nádia Duarte, autora do artigo Mulheres no contexto pandêmico: trabalhos relacionados ao cuidado, divisão sexual do trabalho e Covid-19,  destaca que “os desdobramentos advindos da pandemia, provocada pelo novo coronavírus, convidam a refletir sobre a necessidade de coletividade e repensar como se organiza e se distribui a responsabilidade pelos trabalhos relacionados ao cuidado” (2021,p.107).

Bárbara Amelize Costa, assessora de Monitoramento e Avaliação em Direitos Humanos da Sedese, reitera a relevância das parcerias entre os setores públicos e as universidades. “A promoção e a educação em Direitos Humanos são os meios capazes de construir juízos sociais mais inclusivos de todas as identidades, subjetividades e grupos em Direitos Humanos, fortalecendo, assim, a prevenção e a retirada dos sujeitos dos ciclos da violência e diminuindo, consequentemente, os índices de violências contra grupos sistematicamente vulnerabilizados em nosso Estado”, enfatiza. 

Os interessados podem acessar o dossiê temático em biblioteca de cada grupo no Portal SER-DH ou o completo no endereço https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/issue/view/372.  A revista também pode ser lida no Facebook (https://www.facebook.com/sciasdireitoshumanoseeducacao/) e no Instagram (https://instagram.com/sciasdireitoshumanoseeducacao?igshid=zyubwh7srqar).

A revista é fruto do projeto "Educação de formadores em direitos humanos: pesquisa e produção de cursos como meio de inclusão social", executado em parceria pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Conhecimento e Educação da Faculdade de Educação da UEMG e pela Subsecretaria de Direitos Humanos da Sedese.