Percursos Gerais lança terceira fase do programa no Norte de Minas

Print

WhatsApp Image 2021 05 18 at 15.47.40A terceira fase do programa Percursos Gerais foi lançada nesta terça-feira (18/5) em Montes Claros pela secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, com 12 municípios da região Norte de Minas.

A iniciativa do Governo de Minas para combater a vulnerabilidade de famílias nas cidades de menor IDH-M do estado visa estimular e capacitar as pessoas em direção à autonomia.

A reunião aconteceu na sede da Amans (Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene) onde foi assinado o termo de implementação do Percursos Gerais: Trajetória para Autonomia e alinhado as ações previstas para serem executadas, iniciando assim as atividades relacionadas ao programa na região.

O termo assinado pelos prefeitos, seus representantes e pela secretária Elizabeth Jucá prevê ações nas áreas de assistência social, segurança alimentar e nutricional, melhoria habitacional, esporte e lazer, direitos humanos, prevenção às drogas e geração de renda.

Par dar início ao programa será realizado um diagnóstico para identificar quais são as maiores vulnerabilidades sociais dos 12 municípios. Este diagnóstico será utilizado para a elaboração do planejamento de atuação da Sedese e demais secretarias com proposição de atuação intersetorial entre as políticas públicas do governo. A Regional Sedese de Montes Claros será o centro da articulação do Percursos Gerais no território.

O Superintendente de Integração e Segurança Alimentar e Nutricional da Sedese, Henrique Carvalho apresentou detalhes do projeto, o cronograma de implantação e salientou a importância do Percursos Gerais. “Esse é o começo de uma nova forma de atuação da política pública que preza pela integração dos vários atores e dos entes federativos tendo a família como centro”, afirmou o superintendente.

Para a secretária Elizabeth Jucá este projeto tem o diferencial de ser construído em conjunto com os municípios. “A essência deste trabalho é a família. Precisamos trabalhar a família nas suas múltiplas vulnerabilidades. E a parceria com a gestão municipal é de fundamental importância para o êxito do Percursos Gerais”, enfatizou.

Participaram da reunião representantes das gestões municipais e profissionais que atuam com desenvolvimento social nas cidades de Bonito de Minas, Cristália, Ibiracatu, Juvenília, Miravânia, Pai Pedro, Pintópolis, Santo Antônio do Retiro, São João da Ponte, São João das Missões, Varzelândia e Verdelândia. Percursos Gerais
O programa Percursos Gerais: Trajetória para Autonomia é parte da estratégia do Governo de Minas Gerais na busca pela redução das múltiplas formas de vulnerabilidade social a partir da ação intersetorial entre as diferentes áreas da Sedese. A proposta é que o programa seja executado nos municípios mineiros com o menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM).

Atualmente, o programa atende 35 municípios na segunda fase de execução