Sedese lança documentário em homenagem a atletas paralímpicos que participaram do programa Bolsa Atleta e Bolsa Técnico

Print

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes (Subesp), lançará, no dia 19 de outubro, o documentário “Bolsa Paralímpica: Mudando Vidas Construindo Histórias”. A produção tem como foco central evidenciar atletas e técnicos paralímpicos do estado, prestigiando as diversas modalidades presentes no esporte paralímpico e também possibilitar novos olhares sobre a pessoa com deficiência, quebrando paradigmas.


A produção do documentário ocorreu remotamente, dado o cenário de distanciamento social como forma de prevenção à Covid-19. Além de valorizar os profissionais do esporte, a produção traz uma homenagem ao programa Bolsa Atleta e Bolsa Técnico, que vem auxiliando a carreira de atletas com deficiência em Minas Gerais desde 2013. Ao todo, o documentário ouviu 33 personagens, sendo 6 técnicos e 27 atletas. Os vídeos com depoimentos foram enviados pelos participantes a partir de um roteiro preparado pela Subesp.

De acordo com Lina Vitarelli, Analista de Políticas Públicas da Diretoria de Incentivo ao Esporte de Participação e Rendimento, o documentário é uma forma de impulsionar e valorizar o movimento paralímpico. “O filme aborda a trajetória esportiva dos atletas com deficiência e os técnicos do paradesporto do estado, contemplados no Programa Bolsa Atleta e Bolsa Técnico, com a perspectiva de um novo olhar sobre a deficiência. O atleta paralímpico representa a transformação, a ressignificação de deficiência para eficiência, rendimento e potencialidade esportiva, se tornando inspiração para criança e jovens com e sem deficiência.

Através do documentário esperamos que o público possa conhecer, compreender, vivenciar e se apropriar do conhecimento sobre as características e potencialidades da pessoa com deficiência, quebrando paradigmas, buscando uma sociedade mais empática e inclusiva”, detalha.

Assim como a produção, o lançamento do documentário também será remoto, realizado através de transmissão ao vivo pelo Facebook e YouTube da Sedese, a partir das 17h da próxima segunda-feira (19/10).

Participarão do lançamento José Francisco Filho (Pelé do Vôlei), subsecretário de Esportes de Minas Gerais, e Frederico Pessoa, superintendente de Programas Esportivos do estado. Como convidados, participarão Naíse Pedrosa, Vice-Presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, e os atletas Gabriel Araujo (Natação Paralímpica) e Lara Sullivan (Halterofilismo Paralímpico), representando todos atletas contemplados. Outra participação confirmada é a de Alexandre Vieira, técnico de Natação Paralímpica, representando os técnicos contemplados no programa.