Sedese e SES discutem ações para pessoas em situação de rua durante a pandemia

Print

Representantes das Secretarias de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e da Saúde (SES) se reuniram no último dia 9 para dialogar sobre ações e políticas públicas para as pessoas em situação de rua durante a pandemia. O encontro fechou o ciclo de debates da Agenda Permanente de Apoio Técnico da Diretoria de Coordenação Regional (SI) da Sedese, que vem realizando encontros de capacitação e alinhamento em parceria com a Diretoria de Educação Permanente (Subsecretaria de Assistência Social) desde maio deste ano.


Estiveram presentes técnicos da Coordenadoria Estadual de Direitos e Políticas para Pessoas em Situação de Rua, da Diretoria de Proteção Social de Média Complexidade, da Diretoria de Coordenação Regional e das Diretorias Regionais da Sedese.

Pela SES, estiveram presentes representantes da Coordenação de Saúde Indígena e Políticas de Promoção da Equidade em Saúde e das Superintendências Regionais de Saúde.

O encontro serviu para ampliar o diálogo entre as duas áreas e iniciar um trabalho integrado de apoio e articulação territorial. A equipe do Consultório de Rua de Belo Horizonte também fez parte dessa agenda conjunta e aproveitou a oportunidade para relatar as experiências do trabalho que vem realizando com a população em situação de rua. O Consultório de Rua é composto por equipe multidisciplinar e realizam ações de promoção dos direitos humanos e inclusão social.

Foi um importante momento de alinhamento sobre a pauta de políticas para pessoas em situação de rua e também de aproximação das Secretarias, por meio suas Regionais, para qualificação da política no território. Na oportunidade, foram levantadas estratégias de apoio e articulação que serão desenhadas conjuntamente entre as equipes de cada Secretaria, considerando as especificidades de cada território.