Sedese e Servas doam EPIs para 400 entidades de atendimento a idosos

Print

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), em parceria com o Servas (Serviço Social Autônomo) e a Defesa Civil Estadual, iniciará, nos próximos dias, a doação de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para unidades de acolhimento que atendem pessoas idosas em Minas Gerais.

O objetivo da ação é garantir a segurança e a saúde nas unidades, de modo a contribuir com a proteção de trabalhadores e trabalhadoras que realizam o atendimento às pessoas idosas acolhidas, uma vez que o cenário de enfrentamento aos impactos provocados pela disseminação da Covid-19 ainda persiste no estado.

Os equipamentos serão distribuídos em cerca de 400 unidades de acolhimento, em diferentes regiões de Minas. Na lista dos materiais, estão máscaras de proteção, luvas e gorros. A previsão é que a distribuição ocorra durante todo o mês de outubro, iniciando pelas instituições próximas à Região Metropolitana de Belo Horizonte, e progredindo gradualmente pelo estado.

Receberão os equipamentos as unidades que estão ativas no CadSuas, cadastro do Sistema Único de Assistência Social. As unidades estão sendo contactadas pelo Servas para que ocorra a formalização das doações, e também o acerto da documentação exigida.

Para Rodrigo Oliveira Martins, gerente geral do Conselho Central da Sociedade São Vicente de Paula e interventor do Lar Senhor Bom Jesus, em Belo Horizonte, as doações são de extrema importância para a manutenção do trabalho dos profissionais. “Os idosos que residem nessas instituições são extremamente vulneráveis quando falamos do vírus da Covid-19, uma vez que eles são grupo de risco para o contágio. Estas doações vão ajudar as entidades a continuarem com a luta da prevenção da propagação dessa doença, e vão aumentar a segurança para os idosos e também para aqueles que trabalham nas unidades. Agradecemos de coração”, comemora.