Sedese realiza live sobre Semana Nacional do Trânsito

Print

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas (Subpod), realiza, nesta quarta-feira (23/9), uma live para promover a sensibilização da população na Semana Nacional do Trânsito, comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro, e que este ano tem o tema “Perceba o Risco, Proteja a Vida”. O objetivo é alertar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres para os números de lesões no trânsito registrados no Brasil, bem como os perigos da relação entre álcool e direção.

A live, realizada em parceria com a Polícia Militar Rodoviária e a Organização PanAmericana de Saúde (OPAS), terá mediação da subsecretária de Políticas sobre Drogas de Minas Gerais, Soraya Romina. Os convidados para o bate papo são Douglas Guimarães Lima, assessor de Comunicação Organizacional da Polícia Militar Rodoviária; e Victor Pavarino, consultor da OPAS no Brasil em temas relacionados à promoção da segurança viária e mobilidade sustentável.

De acordo com Pavarino, estudos mostram que as lesões no trânsito respondem por mais de 1 milhão de mortes e até 50 milhões de feridos por ano em todo mundo. Os números também apontam que as ocorrências no trânsito são a primeira causa de morte de crianças de 5 a 14 anos, e de jovens entre 15 e 29 anos. No Brasil, segundo o Datasus, apesar da recorrente queda nos últimos 8 anos, cerca de 30 mil brasileiros morreram em acidentes de trânsito apenas em 2019.

Dentre os temas que serão trabalhados, está o crescente uso de celulares e smartphones pelos motoristas, e o fator que segue liderando a lista dos principais fatores de riscos para mortes e lesões no trânsito - a condução sob o efeito de bebida alcóolica.

Segundo a subsecretária de Políticas sobre Drogas da Sedese, Soraya Romina, a realização da Semana Nacional do Trânsito é uma oportunidade para estimular a população a mudar as atitudes. “Mesmo com a existência da Lei Seca no Brasil desde 2008, infelizmente ainda temos muitos casos onde as pessoas ingerem bebida alcoólica e saem para dirigir. Vamos tentar sensibilizar as pessoas com essa live para que cada um entenda a sua responsabilidade para a segurança de todos no trânsito. A população - seja ela de motoristas, motociclistas pedestre e etc. - precisa perceber os riscos, abandonar práticas que põe em risco a segurança e proteger a vida”, explica.

A live será realizada no YouTube e Facebook da Sedese. Durante o bate-papo, o público poderá enviar perguntas e considerações aos participantes, através do chat existente nas plataformas.