Sedese e Sebrae promovem segunda edição de capacitação on-line para empreendimentos solidários

Print

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e o Sebrae iniciam, na próxima quinta-feira (20/8), uma nova etapa do projeto “Fomento a Comercialização por Meios Digitais”. Direcionado aos empreendimentos da economia popular solidária de todo o estado, a ação tem o objetivo de capacitar os trabalhadores do segmento para atuarem com vendas no ambiente digital.

O projeto será segmentado em 3 etapas. Cada uma delas é composta por dois webinars - realizados em plataformas virtuais utilizadas pelo Sebrae - e trilha de conteúdos automatizados, como cartilhas e vídeos, que serão disponibilizados aos participantes. As etapas foram segmentadas em temas diferentes, que buscam ajudar os empreendimentos solidários na manutenção dos negócios durante o período de enfrentamento à pandemia de Covid-19, que abalou as atividades econômicas em todo o país. A iniciativa pretende atingir mais de 70 mil pessoas, que estão envolvidas com 2.775 empreendimentos econômicos solidários registrados atualmente.

De acordo com Marcel Cardoso, superintendente de Gestão e Fomento ao Trabalho e a Economia Popular Solidária da Sedese, a iniciativa atua como assessoramento, e é uma forma de inclusão àqueles que foram mais afetados com o isolamento social. “No aspecto econômico, o público mais atingido era o que já estava fora do mercado de trabalho formal, como aqueles que dependem das feiras. Os webinars e o conteúdo digital vêm realmente para assessorar essas pessoas, esperamos que essa ação possa auxiliar na geração de renda para que esses empreendedores tenham mais possibilidades e habilidades para garantir o sustento próprio e de suas famílias durante e após esse período, porque o conhecimento adquirido poderá ser utilizado mesmo quando as atividades presenciais retornarem à normalidade”, explica.

Avaliação positiva

A segunda rodada de capacitações online acontece após o retorno positivo recebido pela Sedese na fase inicial do projeto. Na época, a capacitação foi direcionada aos empreendimentos da região metropolitana de Belo Horizonte. A partir de uma pesquisa com esses grupos, chegou-se à conclusão da necessidade de um nivelamento de conhecimento, com conteúdo sobre marketing digital e sobre a gestão do negócio em si. 170 pessoas ligadas aos empreendimentos participaram de duas formações on-line no formato de webinar, e os grupos tiveram acesso à 5 vídeos didáticos, voltados para utilização comercial de plataformas digitais, como redes sociais e Google.

Faça a sua inscrição na nova etapa do projeto “Fomento a Comercialização por Meios Digitais”