Semana Estadual das Juventudes aborda desafios enfrentados pelos jovens em tempos de pandemia

Print

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e o Conselho Estadual de Juventude (Cejuve) realizam a edição 2020 da Semana Estadual das Juventudes, entre os dias 11 e 18 de agosto. O evento será on-line, e terá a temática “Juventudes e Conexões: Os desafios de ser jovem em tempos de pandemia”.

O encontro vai realizar debates e discussões sobre assuntos que são influenciados diretamente pelo cenário causado pela pandemia de Covid-19, e como esses assuntos refletem na vida das juventudes. A programação está dividida em 7 linhas de discussão, que envolvem interações sociais, desigualdades e também empregabilidade, dentre outras.

A abertura será no dia 11/8, com o lançamento do Diagnóstico das Juventudes de Minas Gerais, documento que traz dados sobre a situação dos jovens em diversos setores, como trabalho e emprego, saúde, educação e segurança, destacando ainda como a raça e o gênero influenciam nestas condições. No evento, a secretária de estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, entregará simbolicamente o documento ao Conselho Estadual de Juventude, que solicitou a sua elaboração. A programação completa está disponível aqui.

De acordo com Tomaz Moreira, coordenador de Políticas para a Juventude da Sedese, os temas são uma oportunidade para refletir o momento atual, e como a pandemia afeta as diversas conexões que os jovens têm rotineiramente. “Esse cenário de pandemia é algo novo, que ninguém nunca vivenciou ou está acostumado. Percebemos que os jovens enfrentam esse momento com mudanças nas relações pessoais, conexões virtuais e também no mercado de trabalho, ao mesmo tempo que enfrentam desafios nessas perspectivas. Então nosso objetivo é abordar as diversas situações ao longo da semana, mostrando como estes desafios influenciam nas diversas áreas”, explica.

As ações da Semana Estadual da Juventude serão transmitidas no canal do YouTube da Sedese, no Portal SER-DH e também no Facebook do Cejuve. Os interessados em receber certificados de participação poderão fazer sua inscrição aqui, com o código específico que será disponibilizado para cada live.