Sedese reúne oportunidades de capacitação profissional gratuitas em cartilha virtual

Print

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Trabalho e Emprego (Subte) disponibilizou, de forma virtual, uma cartilha que reúne diversas oportunidades de cursos de capacitação profissional, todos gratuitos e no formato de ensino a distância.

O documento reúne links para acesso às plataformas virtuais de instituições de ensino, como Utramig, Senai Ead, Uaitec, Fundação Getúlio Vargas, dentre outros. Há também a oferta de cursos elaborados e oferecidos por universidades renomadas, como Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Harvard. Ao todo, estão disponíveis cursos em 19 áreas de conhecimento, como Marketing, Direito, Construção Civil, Idiomas, Ciências da Computação, dentre outros.

De acordo com Dalton Figueiredo, superintendente de Educação Profissionalizante da Subsecretaria de Trabalho e Emprego, o objetivo do documento é oferecer alternativas para qualificação profissional, principalmente durante o período de enfrentamento à pandemia de Covid-19. “Sabemos que, com as pessoas em casa, elas têm mais facilidade de encontrar tempo para fazer os cursos. Acreditamos que depois da pandemia o padrão do mercado de trabalho vai mudar, vai ser mais exigente. Então é uma iniciativa que visa capacitar o profissional para ele retornar ao trabalho presencial com mais qualificações”, explica.