Regionais da Sedese definem estratégias de combate à Covid-19 em instituições de acolhimento de pessoas idosas

Print

As Diretorias Regionais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) se reuniram, no último dia 27, em uma conferência virtual para a realização de uma Ação de Apoio Técnico, com o tema "Orientações aos Acolhimentos de Idosos para enfrentamento à Covid-19". O objetivo do encontro foi apresentar estratégias para dar suporte e apoio aos municípios e Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), nas ações de prevenção e combate à Covid-19.

A ação foi uma parceria entre a Superintendência de Integração (SI), por meio das Regionais e da Diretoria de Coordenação Regional, a Subsecretaria de Direitos Humanos (Subdh), através da Coordenadoria Estadual de Política para Pessoa Idosa e a Rede de Apoio à Pessoa Idosa (RAPI/MG), apoiadas pela Frente Nacional de Fortalecimento às ILPI.

Os palestrantes apresentaram materiais referentes a pauta da Assistência Social, Direitos Humanos e Saúde, com o objetivo de contribuir para que gestores e técnicos municipais de assistência social, além dos profissionais das ILPIs possam potencializar a execução das ações de prevenção ao coronavírus, tanto com pessoas idosas (do grupo de risco), quanto com os próprios trabalhadores das ILPIs. “Principalmente pelo relato final das ILPIs presentes, acredito que a ação foi bastante relevante", destacou Rafael Guedes, diretor da Sedese em Juiz de Fora.

Segundo César Soares, diretor regional da Sedese de Muriaé, a videoconferência permitiu a aproximação das regiões com o tema. “A ação, sem dúvidas, incentiva o desenvolvimento das ILPIs da região, principalmente em um momento como esse de pandemia que estamos vivenciando. Essa aproximação também permite o acesso aos materiais e discussões que embasam a prática cotidiana da ponta”, destaca.

Para Rodrigo Costa, coordenador estadual de Políticas para Pessoa Idosa, a Ação de Apoio Técnico representou um espaço de articulação em rede, com a reunião de diversos atores que compõem o conjunto de serviços de atenção às ILPIs. “Acreditamos que todas essas ações contribuirão para o fortalecimento dessas instituições durante o enfrentamento da pandemia, e também depois desse período”, afirma.

Ana Andréa Oliveira Pereira, coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Pirapetinga, participou do encontro e elogiou o conteúdo apresentado, bem como a realização da ação. “É bom saber que o Estado se mobiliza com esse tipo de situação. Me surpreendi com tanta informação e de saber que existe uma boa base para esse segmento, e que a política não é fragilizada. Talvez esses profissionais pudessem buscar maior aproximação com os atores que trabalham diretamente na ponta”, relata.

De acordo com Vinícius Magalhães Gravina, secretário municipal de Desenvolvimento Social do município de Ubá, o trabalho da Sedese tem sido fundamental para que os municípios consigam se organizar, planejar e executar as ações. “A Sedese sempre teve um papel de grande relevância, mas isso se intensificou nos tempos atuais. Temos que agradecer a equipe de trabalho pela atenção e disposição em nos atender, de maneira até muito ágil e segura, principalmente agora que a demanda pelos Serviços e Benefícios, por parte da população, e pelas informações, por parte dos órgãos gestores, vem sendo cada vez maior”, finaliza.