Atividades do Núcleo de Educação Permanente do SUAS são retomadas

Print

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), através da Subsecretaria de Assistência Social (Subas), retomou nesta sexta-feira (3) as atividades do Núcleo Estadual de Educação Permanente (NEEP) do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Em reunião virtual, foram apresentados novos membros do Núcleo e foram discutidos os desafios enfrentados no contexto da pandemia, e quais serão os próximos passos de atuação, com destaque para a construção do Plano Estadual de Educação Permanente do SUAS/MG.

A reunião contou com a participação de 27 profissionais, que pertencem à instituições de ensino, fundações, conselhos e órgãos governamentais do estado. Os participantes fizeram uma breve contextualização do Neep, além de apresentação dos parâmetros e resultados da educação permanente em Minas. O objetivo do núcleo é qualificar o planejamento, execução, monitoramento e avaliação das ações de capacitação, formação e apoio técnico realizadas pelo estado a todos os trabalhadores, usuários, gestores e conselheiros do SUAS, que atuam nos 853 municípios mineiros.

Para o Subsecretário de Assistência Social, Jaime Alvino Starke, a retomada das atividades do NEEP vem em um momento importante para o SUAS no estado, e a expectativa é grande: “A expectativa é de que o NEEP possa nos auxiliar a qualificar o planejamento das ações de capacitação e apoio técnico aos municípios,  de forma cotidiana, pensando em estratégias e temas  que respondam às reais necessidades dos trabalhadores e usuários do SUAS no estado, com efetividade, qualidade e escuta aos profissionais que realizam o atendimento à população na ponta”.

Instituído em 2015, o NEEP é uma instância colegiada de consulta e assessoramento à Sedese, que é o órgão gestor da assistência social no Estado, e também ao Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), no que diz respeito à implementação da educação permanente no SUAS. O núcleo é coordenado pela Subsecretaria de Assistência Social, e é composto por representantes dos municípios indicados pelo Colegiado de Gestores Municipais (Cogemas), além de representantes de usuários e entidades indicados pelo CEAS, representantes dos trabalhadores do SUAS indicados pelo Fórum Estadual de Trabalhadores e representantes de Instituições de Ensino Superior públicas e privadas. Também fazem parte representantes de  Escolas de Governo e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia com sede em Minas Gerais.