Sedese inclui recurso para audiodescrição em posts de redes sociais

Print

A partir desta quinta-feira (4/6), as publicações em perfis de redes sociais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) ganharão um novo recurso. A hashtag “#PraCegoVer” será utilizada nos posts, com o objetivo de promover a acessibilidade para pessoas com deficiência visual que utilizam as plataformas digitais.

A iniciativa possibilita que pessoas que utilizem audiodescrição - funcionalidade que transforma textos em áudios - possam entender o contexto e ambientação da imagem presente no post. Com a descrição da imagem, o smartphone ou computador transformará o conteúdo em mídia sonora, possibilitando a compreensão e ambientação das cenas presentes no post. A hashtag #PraCegoVer já é utilizada por diversos órgãos e marcas brasileiras.

Segundo a secretária Elizabeth Jucá, a iniciativa reforça o papel da Sedese na atuação inclusiva. “As redes sociais são ferramentas de comunicação essenciais nos dias de hoje, e nós usamos diariamente para dialogar com a população. Não podemos esquecer que os deficientes visuais são usuários ativos dessas plataformas. Esse é um recurso fácil de fazer e de grande ajuda para quem precisa”, afirma.

Criada em 2012 pela professora baiana Patrícia Braille, a ideia de usar a tag surgiu diante da necessidade dela de se comunicar com seus alunos com cegueira total e parcial através das redes sociais. Diante da impossibilidade dos alunos compreenderem as imagens, passou a descrever o conteúdo nas publicações, e incentivou marcas, órgãos governamentais e usuários a adotarem a hashtag.

O recurso será utilizado nos perfis oficiais da Sedese no Facebook, Twitter e também no Instagram.